Mensagem do Assessor Espiritual do CNB para o Corpus Christi
Estimados confrades e consócias,
O Evangelho que vai nos iluminar amanhã (26) na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é o de Lucas 9, 11-17, que relata a “Multiplicação dos Pães e dos Peixes”. Este milagre destaca uma dimensão fundamental da Eucaristia para nós vicentinos: a lição da partilha. Este é seu eixo principal. Jesus era incansável na sua missão de falar às multidões a respeito do Reino de Deus, revelando-lhes os mistérios, e abrindo-lhes as mentes e os corações para a grandeza infinita da Misericórdia Divina.
As palavras de Jesus preenchiam um vazio na existência daquele povo, abandonado e desorientado, andando como se fosse ovelhas sem pastor. Mas depois da Partilha da Palavra, segue a partilha do Pão. Embora, na opinião dos discípulos, fosse mais prudente despedir as multidões para irem comprar pães nos vilarejos próximos, Jesus julgou mais conveniente que eles mesmos providenciassem o alimento necessário, sem se importar com a quantidade de pessoas. E aconteceu o grande milagre: a multidão foi saciada graças à iniciativa de Jesus e sob a sua orientação.
Logo, a Eucaristia simboliza a partilha que deve acontecer no dia a dia de cada vicentino. O Pão-Jesus, recebido sacramentalmente, alimenta cada confrade e cada consócia para que estejam sempre dispostos a partilhar com os mais necessitados.Seria contraditório receber Jesus Eucarístico e permanecer fechado no próprio egoísmo, insensível às necessidades dos Pobres. Não existe comunhão com Cristo sem comunhão com os Pobres, e não existe comunhão com os Pobres sem comunhão com Cristo.
Nesta Solenidade de Corpus Christi, peçamos o Espírito de Solidariedade e Partilha para toda a Sociedade de São Vicente de Paulo, fazendo com que os confrades e consócias sejam sensíveis à lição eucarística da partilha, movendo-se sempre para manifestar a solidariedade afetiva e efetiva com os Pobres deste mundo!
*Texto retirado do site da SSVP Brasil