Mais de 100 vicentinos participaram do Retiro Espiritual do CMBH
No último final de semana, cerca de 125 pessoas estiveram reunidas no Centro de Formação Vicentina para participar do Retiro Espiritual do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte. No sábado (27), desde cedo, os confrades e as consócias já estavam aguardando o início do fim de semana repleto de formação e espiritualidade.
No primeiro dia de Retiro foram três palestras e diversas atividades. Após a dinâmica de apresentação, organizada pela Comissão de Jovens, o presidente do Conselho Geral Internacional, cfd. Renato Lima levou a todos os participantes uma palestra sobre as Mudanças de Estruturas na SSVP. Ele também mostrou alguns trabalhos referentes ao tema feitos pela Sociedade em todo o mundo. Em seguida, o palestrante propôs uma atividade, na qual os participantes puderam apresentar suas propostas de projetos para realizar uma devida mudança de estrutura em seus assistidos e conferências.
As propostas foram entregues pelo cfd. Renato ao presidente interino do CMBH, cfd. Alberto Pires.
A segunda palestra foi um momento de maior espiritualidade. Com o tema: Espiritualidade Vicentina, o Assessor Espiritual do CMBH, Pe. Juarez Carlos (CM) falou um pouco sobre este espírito que todos os vicentinos devem ter. Ele também abordou o tema do Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco neste ano. Ele aproveitou para fazer uma ligação sobre como devemos trabalhar no Ano Santo da Misericórdia em aliança com a Espiritualidade Vicentina.
A última palestra do dia ficou por conta da Irmã Ana Rocha (Filhas da Caridade). O seu foco principal foi levar a formação para os presentes através daquilo que se pede durante o Ano Santo da Misericórdia. A palestrante também ressaltou tudo aquilo que outros palestrantes já haviam dito anteriormente, ao falar da Espiritualidade Vicentina e as mudanças de estruturas e de atitude para cumprir, com êxito, o Ano Santo.
No final do dia, os participantes se reuniram em grupos e criaram apresentações para sintetizar o conteúdo das três palestras. Com muita criatividade, foram apresentados cartazes, poemas e até teatros. O primeiro dia do retiro encerrou com o momento do Ângelus e a reza do terço luminoso, montado pelos membros da Comissão de Jovens.
No domingo (28), segundo dia de Retiro, a empolgação já tomava conta dos participantes. Logo após o café da manhã e a animação, o cfd. Carlos Wagner deu a última palestra do Retiro. Com o tema: Conferência e o recurso do líder, ele abordou sobre os atuais problemas das Conferências e o papel do líder em sua revitalização. Ele também abriu a palavra para os participantes, que puderam dar a sua opinião. Boas ideias e discussões foram criadas durante o momento. O Retiro Espiritual do CMBH encerrou com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Juarez.
Para a csc. Marileide Oliveira, coordenadora da Ecafo/CMBH, o retiro foi muito bom e com uma participação muito boa. “A participação foi muito boa. Esta participação é de suma importância, pois é uma parada para aprendizado, reavaliação de sua caminhada e principalmente para projetar novos rumos para os Conselhos, Conferências e, especialmente, para os líderes”, afirma a consócia.
O palestrante Carlos Wagner também elogiou este momento de formação. “Todos nós ganhamos muito em nossa formação Vicentina. Ganhamos na questão de buscar novos caminhos para a SSVP. Tanto nos dois dias, a participação de cada um mostrou esta condição de buscar uma nova forma de formação e um novo caminho para este “vicentinismo” nosso”, conclui o confrade.
Foram dois dias de muita espiritualidade, principalmente, de formação. Os 125 vicentinos que estiveram presentes nos dois dias fez com que o Retiro Espiritual fosse um riquíssimo evento.
Confira algumas fotos do Retiro. Todas as fotos podem ser conferidas em nosso Flickr.