Maior evento vicentino do mundo é realizado em Aparecida (SP) no fim de semana
“Salve, Salve Ozanam. Nós te desejamos paz e bem!” cantaram em voz forte mais de 20 mil vicentinos que estiveram no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), no último fim de semana (24 e 25 de março), participando do maior evento da Sociedade de São Vicente de Paulo do mundo. Esta foi a 48ª edição da Romaria Nacional dos Vicentinos a Casa da Padroeira do Brasil, quando é renovado o compromisso vicentino com Cristo, com a Igreja e com os Pobres.
Na manhã do primeiro dia (24), os confrades e consócias subiram o Morro do Cruzeiro, a 685 metros de altitude, meditando os últimos passos de Jesus Cristo rumo a crucificação, mas também resgatando as situações que oprimem e causam sofrimento aos pobres. A cada estação, além das encenações da paixão de Cristo, dramas contemporâneos também foram denunciados, como a violência, falta de moradia, drogas, falta de políticas públicas, preconceito, fome, abandono de idosos. A tarde do sábado foi de formação e aprendizado no Workshop de Projeto Sociais e sincera oração dos pequenos no Workshop das Conferências de Crianças e Adolescentes, quando rezaram o Santo Terço.
O sábado foi encerrado com o Festival Cultural Ozanam, que neste ano apresentou novo formato. Os Ministérios ‘Art e Louvor’ e ‘Adoração e Vida’ foram as atrações principais da noite que conduziram os vicentinos, de todas as idades, a rezarem e se divertirem juntos. O clipe oficial do Encontrão da Juventude Vicentina 2018, realizado em Belo Horizonte, “Façam Florescer” foi exibido para os 4 mil seguidores de São Vicente de Paulo que participaram do Festival. A coordenadora Nacional da Juventude, consócia Denise Ramos, de acordo com o Portal SSVP Brasil, afirma que o evento foi um sucesso, superando as expectativas.
No segundo e último dia da peregrinação (25), os vicentinos se levantaram cedo e às 07h30, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho, iniciaram a Festa Regulamentar de Fundação da SSVP e em honra ao Beato Antônio Frederico Ozanam. Os 9 mil vicentinos, presentes, participaram da formação principal conduzida pela consócia Vera Santos, do Conselho Metropolitano de Pouso Alegre (MG), com o tema ‘Na rede de caridade, servir Nossos Mestres e Senhores’.
Finalizando a Romaria Nacional, a Santa Missa de Ramos, foi presidida pelo Pe. Alexandre Nahass – CM, assessor espiritual da SSVP no Brasil. Na homilia reforçou o compromisso dos vicentinos em servirem aos Pobres. “Cristo padece na humanidade, sentindo dores, entristecendo-se e até chorando. Na condição de vicentinos, queremos estar com o Cristo que sofre nos Pobres e crucificados. Quem não ama não é capaz de sofrer. Se amamos verdadeiramente os Pobres, precisamos sofrer junto com Eles. Mas é um sofrimento que nos faz amá-Los ainda mais. Um amor capaz de promover a vida”.
MAIS SOBRE A ROMARIA
O confrade Júlio Lima representou o Conselho Geral Internacional da SSVP, com sede em Paris (França) trazendo mensagem de incentivo. Explicou sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos no mundo e destacou que o trabalho vicentino brasileiro e que é referência para muitos Conselhos de outros países.
Representando a Família Vicentina, o padre Joelson Sotem (coordenador nacional) e a consócia Ada Ferreira (representante da SSVP no Conselho Nacional da Família Vicentina) relembraram os ‘400 Anos do Carisma Vicentina’, celebrados ano passado, afirmando a importância de que os ideais de São Vicente.