Neste final de semana, nos dias 13 a 15 de julho, aconteceu o Enconfor Regium em Montes Claros. Estiveram presentes no encontro a consócia Amanda Dias, da Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CMBH) e representantes dos Conselhos Centrais também do CMBH.
Debateram sobre o revigoramento que os vicentinos devem ter em suas Conferências, que é o que os faz criativos, voltando às raízes do carisma e ao ideal de Ozanam. O tema foi providencial e mostrou que a Comissão Nacional de Jovens está preocupada com a base. Trataram também das raízes da pobreza no Brasil, sobre como os vicentinos vêem os pobres, como deveriam ver a diversidade de pobrezas de forma mais humana, e fizeram uma reflexão acerca dos trabalhos feitos.
Tiveram a oportunidade de revigorar o carisma, relembrando o motivo que os fizeram chegar onde estão hoje. O caminho é difícil, mas seguir a vocação é gratificante. Lembraram que foram escolhidos por Deus e que são importantes para a Sociedade de São Vicente de Paulo. Cada talento e cada boa nova fazem com que os pobres sejam melhores assistidos, que a amizade seja promovida, que a santificação pessoal de cada membro seja alcançada e que o legado de Ozanam seja cumprido.Que o Carisma de Vicente seja multiplicado ainda mais e que a vontade de Deus seja cumprida nesta terra.
A coordenadora da Comissão de Jovens do CMBH, Amanda Dias, fala sobre o evento: “Foi indescritível viver cada momento; desde a organização e preparação de cada detalhe. Não era eu a organizadora, mas contribuir para o trabalho do coordenador da Região 1, foi muito gratificante, não só pelo fato de servir ou por sermos amigos, mas por ainda estreitar laços com todos os coordenadores dos outros Metropolitanos; o cuidado de cada um, o zelo um com o outro e a troca de experiências foi muito importante pra mim. O primeiro evento como coordenadora do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte foi engrandecedor, desde o trajeto com os Jovens deste Metropolitano e do Metropolitano de Contagem, até os momentos em que tive a oportunidade de entrosar com os jovens das demais Regiões. Me sinto com meu propósito mais firme, com os sonhos vicentinos mais claros e mais esclarecida do que preciso realmente fazer, disposta a me dar ainda mais pelos pobres.” e completa: “Deixo esta mensagem para quem não teve a oportunidade de ir: Amados vicentinos, vocês são extremamente importantes neste trabalho, precisamos de cada um de vocês com suas qualidades e defeitos, vocês são incríveis e mantém esta obra viva, e muitos pobres tem dignidade a cada um de vocês. Obrigada pelos serviços prestados. Mas não se esqueçam: se reinventem, promovam a amizade entre os membros, renovem a espiritualidade constantemente e não façam sozinhos; somos uma família e para o que precisarem podem contar com a Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte.”
Colaboração: Amanda Dias (Comissão de Jovens do CMBH)