Juan Manuel, o novo Presidente-geral da SSVP
Toda a Família Vicentina saúda o novo líder mundial da Sociedade de São Vicente de Paulo
No último dia 13 de junho, dentro da Assembleia Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo, promovida em Roma (Itália), foi eleito o 17º Presidente-geral Internacional para um mandato de seis anos (2023/2029). Estamos a falar do querido confrade Juan Manuel Buergo Gómez, da Espanha.
Juan vai substituir o confrade brasileiro Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral Internacional, que termina sua gestão em setembro próximo. Juan obteve a maioria, com 68 votos, concorrendo com o confrade Eduardo Marques (Brasil) e consócia Carmencita Guzmán (Guatemala), que obtiveram 48 e cinco votos, respectivamente.
Juan Manuel tem 66 anos, é casado e tem dois filhos. Reside em Madri e é aposentado. É formado em Ciências Econômicas e Empresariais (Universidade Complutense de Madri) com mestrado em Direção de Empresas Construtoras (Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica de Madri).
Ingressou na Sociedade de São Vicente de Paulo em 1992, e participa da mesma Conferência desde então: a Conferência São Isidro, que realiza visitas domiciliares e presta apoio a outras Conferências da madrilenhas com menos recursos (humanos e financeiros). A Conferência da qual ele faz parte é muito atuante, e conta, inclusive, com um armazém de alimentos e roupas.
Juan Manuel é muito experiente e possui um currículo vicentino bastante abrangente. No Conselho Nacional, onde é o atual presidente, já foi tesoureiro e vice-presidente. É também o coordenador da Família Vicentina na Espanha. No Conselho Geral, já ocupou diversos serviços, entre eles “Coordenador de Zona” (para os países latinos da Europa) e 3º Vice-presidente Geral Adjunto, responsável pelas áreas de solidariedade, projetos especiais, governança, comunicação e assuntos estratégicos.
“Como Presidente-geral, atuarei como líder servidor. Promoverei fielmente a unidade da nossa Sociedade com uma equipe dedicada ao crescimento espiritual de nossos membros e à lealdade à Regra”, enfatizou o presidente eleito. As propostas que o confrade Juan apresentou durante o processo eleitoral, contendo algumas ideias e projetos para o futuro, estão todas disponíveis no site do Conselho Geral (www.ssvpglobal.org), assim como as fotos do dia das eleições.
Dentre as prioridades estratégicas idealizadas pelo novo presidente, residem o projeto de fortalecimento espiritual chamado “Crescendo Juntos na Fé”, ampliação do trabalho da “Comissão de Investigação Histórica” (sobre os sete fundadores), criação de uma biblioteca vicentina digital, instituição do “Dia Internacional do Vicentino” (com apresentação cultural e musical), estímulo à presença do jovem nas fileiras vicentinas e criação de uma equipe internacional para arrecadar fundos para os necessitados.
Pode-se enfatizar também que o novo presidente pretende promover um ambiente onde a oração, a ação e a doação por amor sejam inseparáveis da formação e do funcionamento das Conferências. “Precisamos fomentar a segunda rede de caridade, que é a caridade entre os membros da SSVP, baseada na cordialidade fraterna que promove o crescimento saudável das Conferências. A primeira rede é entre nós e os assistidos”, afirmou.
Toda a SSVP e a Família Vicentina oram para que o mandato do confrade Juan seja coroado de realizações, a favor dos pobres, dos confrades vicentinos e dos Conselho Nacionais que foram parte da Confederação Internacional da SSVP. A posse será no dia 9 de setembro, às 10h (horário de Paris), na Capela de São Vicente de Paulo, com transmissão ao vivo pela Ozanam TV (Facebook e YouTube).
Fonte: Conselho Geral Internacional