Juan Manuel Buergo Gómez é o novo Presidente-geral da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Ele sucede o confrade Renato Lima de Oliveira e assumirá seu cargo em setembro, em Paris.
Durante o primeiro dia da Assembleia Geral da SSVP, Juan Manuel Buergo Gómez foi eleito como o 17º Presidente-geral, sucedendo Renato Lima de Oliveira. Ele tomará posse, se Deus quiser, em setembro próximo, em Paris, na festa do Beato Antônio-Frederico Ozanam.
A eleição ocorreu na tarde de hoje, 13 de junho, após o discurso de abertura de Renato Lima de Oliveira. Em seguida, o Vice-Presidente Geral, Joseph Pandian, explicou ao público a dinâmica da votação.
Depois de eleito, Juan Manuel Buergo Gómez teve a oportunidade de se dirigir pela primeira vez a todos os participantes da Assembleia e a todos os confrades em todo o mundo por meio da transmissão ao vivo da Ozanam TV.
Além desse ponto alto da Assembleia Geral Internacional, muitas atividades interessantes foram realizadas durante a manhã de 13 de junho:
Palavras de boas-vindas da Presidente Nacional da Itália, Paola da Ros
O Superior Geral da Congregação da Missão, Pe. Tomaz Mavric C.M., esteve presente durante a cerimônia de abertura.
Três projetos foram lançados para melhorar a comunicação e o desenvolvimento da SSVP International:
- Relatório Global: relatório sobre as atividades do Conselho Geral Internacional, que também inclui informações sobre os 154 países que são membros da Confederação.
- Manual para a revitalização de nossas Conferências: Documento que oferece uma metodologia e diretrizes para o desenvolvimento em qualidade e quantidade de nossos grupos de ação e oração.
- Diretrizes para os Comitês Nacionais de Jovens: Para fortalecer a presença e a importância dos jovens nos Conselhos Superiores da SSVP.
A reunião da Concordata da SSVP também foi realizada com a cerimônia de renovação de seus membros. Por fim, foi assinado um acordo de cooperação com a União Mundial das Organizacões Femininas Católicas (UMOFC), representada na ocasião pelo site María Lia Zervino. A UMOFC foi fundada em 1910 e atualmente conta com cerca de 100 organizações de mulheres em todo o mundo, está ativa em mais de 50 países e tem um total de 8 milhões de mulheres associadas.