Jovens vicentinos visitarão o lixão de Brasília
Entre os dias 26 e 28 de maio, acontecerá o Encontro Nacional da Juventude. Desta vez, a proposta é um pouco diferente dos Encontros anteriores. Os encontristas (lideranças jovens vicentinas), conhecerão de perto o drama de pessoas que trabalham no lixão de Brasília (DF), muitas vezes em situações desumanas.
Atualmente, 22 Conferências vicentinas da área do Conselho Metropolitano de Brasília dão assistência na Estrutural, favela que cresceu em torno no lixão.
De acordo com a consócia Érika Ázara, coordenadora nacional de Jovens, todos os 34 Conselhos Metropolitanos do Brasil, enviarão representantes para o Encontro Nacional, que terá formações do padre lazarista Alexandre Nahass Franco (Assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil), dos membros da CNJ (Coordenação Nacional da Juventude) e do confrade Willian Alves, delegado internacional da Juventude Vicentina.
Érika explica que ao levar os participantes para o lixão, farão com que eles almocem no local e tenham a experiência de conhecerem uma favela. “Vai ser um encontro bem vivencial. Vamos aprofundar na espiritualidade e carisma vicentinos de viver a pobreza. A experiência do amor ao Pobre e do contato fortalecem e perpetuam a vocação dos jovens. A gente quer dar um gás, e aprofundar em como a gente pode servir melhor os nossos Pobres nos dias atuais”. Ela espera que ao final do evento, os jovens voltem para as bases motivados a fazer a diferença na vida dos Pobres. “Que eles levem novas soluções de assistência, porque este é o principal papel da SSVP. Se não formos especialistas e não melhorarmos a nossa assistência, eu entendo que a gente está fadado a cair e enfraquecer o movimento. A gente quer fortalecer este pilar que é da promoção social”.
Os presidentes dos Conselhos Metropolitanos também poderão participar.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL