Jovens vicentinos participam de Encontrão e discutem combate à pobreza
No último final de semana , 08 a 10 de fevereiro, centenas de jovens líderes da Sociedade de São Vicente de Paulo participaram do Encontrão da Juventude Vicentina (EJV) 2019, na cidade de Santa Luzia (MG), discutindo ações para combate à pobreza e formas de promover vidas.
Durante todo o EJV, os jovens vicentinos tiveram a oportunidade de vivenciar momentos que os aproximassem da realidade experimentada pelos mais pobres, nas mais diversas situações. A partir de dinâmicas, trabalhos em grupos, oficinas de teatro e missão em comunidade de Santa Luzia a proposta foi que cada participante se sentisse tocado pela dor que assola as pessoas que vivem a margem da existência humana, carecendo de políticas públicas dignas.
O jovem seminarista Alan Pereira foi quem recebeu os participantes na noite da sexta-feira (08), caracterizado como bêbado e morador de rua. Desejou-se, assim, observar e relembrar a passagem bíblica do Bom Samaritano, que acolhe e cuida. Somente durante o momento de Adoração ao Santíssimo que foi revelado a personalidade do morador de Rua, sendo uma surpresa e tocando muitos jovens sobre a real face de Cristo.
O segundo dia do Encontrão foi reservado para formações e oficinas como de teatro para trabalhar a percepção, coach para despertar a criatividade na resolução de problemas e espiritualidade de São Vicente de Paulo para destacar que o serviço aos pobres precisa ser realizado com qualidade e liberdade interior.
A missão realizada na área de ocupação, conhecida como Rosa Leão, em Belo Horizonte, área do Central Santa Luzia, aproximou ainda os jovens da dura realidade de tantas famílias. Seres humanos que carecem de serem olhados, cuidados e valorizados.
A Santa Missa presidida pelo padre André Erick encerrou o EJV 2019, no domingo – dia 10, sendo momento de partilha à luz de cada momento experimentado nas propostas do Encontrão.
Amanda Dias, coordenadora da Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CJ/CMBH), disse que cada momento foi preparado desde outubro, após intensas orações, pela equipe da CJ, sempre com a intenção de despertar um propósito de vida nos jovens. “Desde o principio a gente tinha pensado em algo que desse um propósito de vida para o Conselho Metropolitano, que pudesse colocar nos eixos e no caminho certo para de fato trabalharmos com os Mestres e Senhores, e com senso de urgência. Constantemente ouvimos reclamações e falas colocando dificuldades a frente das ações aos pobres. Precisamos que a juventude tome sua posição e faça o que tem que ser feito. Assim, analisando todos os processos e as realidades vividas, a Comissão de Jovens passou um final de semana reunida organizando e planejando tudo. Concluímos, que tudo o que falta é propósito de vida para o engajamento da juventude, que por vezes afasta-se dos pobres. Precisamos fazer tudo pelo e para os pobres, que são Nosso Mestres e Senhores, propondo projetos sociais e ações que de fato promovam as pessoas.”
“Está é a segunda vez que participo. Da primeira vim como não vicentina e agora já participando ativamente. O Encontrão está sendo ótimo. Estamos adorando – todos da minha conferência está aqui. Aprendemos com tudo que foi proposto, sobretudo em amar agora, não esperando para depois para demonstrar”, contou a consócia Yasmin Alves Gonçalves, membro da Conferência São Miguel Arcanjo, vinculado ao Central Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O Confrade Mário Lúcio, presidente do Central Todos os Santos, afirmou que Encontros como o EJV trazem novos ânimos para SSVP. “Acho que as palestras e os momentos do Encontrão estão aproximando os jovens um pouco mais da realidade brasileira. Precisamos do engajamento da juventude que é o futuro da Sociedade de São Vicente de Paulo, que por vezes está envelhecendo, assim oportunidades como está resgatam valores e engajam as pessoas”.