Idosos cuidados pelos vicentinos participam da Escola para Jovens e Adultos
A Casa do Ancião Chichico de Azevedo é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), administrada e cuidada pela Sociedade de São Vicente de Paulo , localizada no bairro Ipiranga, na região conhecida como Cidade Ozanam, em Belo Horizonte (MG). Atualmente mais de 100 idosos são acolhidos na ILPI que se mantém com doações, contribuições dos idosos e de parcerias que viabilizam diversos projetos.
O cuidado com os idosos são 24h realizados por cuidadores, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros. A alimentação é de qualidade e acompanhada de perto pela equipe de Nutrição. As atividades lúdicas ajudam os acolhidos na casa a estimularem o pensamento cognitivo mantendo a lucidez e amenizando possíveis riscos decorrentes da idade.
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte os idosos da Casa do Ancião participam da Escola para Jovens e Adultos (EJA), há mais de 5 anos. A responsável por promover o conhecimento com os idosos, atualmente, é a Patrícia Campos Moreira, professora da Escola Municipal Anísio Teixeira, que trabalha há quase dois anos com essa turma. “Hoje a turma está pequena, infelizmente coisas foram acontecendo como o adoecimento, mas sempre alcançamos bons resultados. Procuramos fazer um trabalho adaptado ao momento e a realidade deles, mas que eles fazem com vontade, prazer e alegria”.
E as atividades desenvolvidas pelos idosos são minuciosas, detalhistas e caprichadas. Utilizam lápis de cor, cola, tesoura, revistas e caneta para que tudo fique bem guardado. Cada um possui cadernos onde registram com satisfação cada nova conquista. “Cada qual tem sua preferência. O Arnaldo, por exemplo, gosta dos desafios. A Leonidia ela é muita criativa, gosta de escrever e dividir aquilo que já viveu. Mildes tem dificuldades, mas já se desenvolveu muito, é muito esforçada, sempre a primeira a terminar e disposta a ajudar os outros. É um trabalho diferenciado, não especificamente a EJA, mas adaptado a essa realidade principalmente para que gostem, se sintam bem e acreditem em si. O grande ensinamento é o resgate da autoestima”.
“Gosto muito daqui. Uh, aqui é minha casa e não me vejo em outro lugar. O cuidado que cada um tem com a gente é único”, afirma Arnaldo, residente do Chichico de Azevedo há 4 anos e que possui grande habilidade nas aulas matemáticas.
Conheça de perto este projeto! Reserve um pouco do seu tempo para conhecer a Casa do Ancião Chichico de Azevedo, na Cidade Ozanam.
Localização
Endereço: Rua Dom Barreto, 642, Ipiranga – Belo Horizonte/ CEP: 30.160-210
Telefones: (31) 3421-0101 | E-mail: [email protected] / [email protected]