Futuro cardeal de Brasília elogia o trabalho caritativo da SSVP
Dom Paulo foi anunciado cardeal pelo Papa Francisco há poucas semanas
No último dia 7 de julho, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), foi gentilmente recebido em audiência pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa. Na visita, o confrade Renato felicitou Dom Paulo pelo anúncio, feito pelo Papa Francisco no dia 29 de maio passado, de que ele será empossado como cardeal em 27 de agosto próximo.
Além disso, o Presidente-geral prestou informações sobre as atividades da SSVP pelo Brasil e pelo mundo. Foram entregues ao arcebispo dois documentos: o relatório quinquenal do Conselho Geral Internacional e a cartilha “Como fundar Conferências Vicentinas em Universidades”. Dom Paulo Cezar mostrou-se muito satisfeito pelas informações e comentou: “Que vocês continuem servindo a Deus e aos pobres com a beleza da missão que lhes foi confiada por Deus. Vocês podem contar sempre comigo”.
O futuro cardeal anunciou que iniciará uma campanha de combate à fome, a ser lançada no dia 13 de agosto, dia de Santa Dulce dos Pobres, religiosa brasileira que se notabilizou pelas ações de caridade em prol dos mais necessitados. Ele disse: “Conto com a participação efetiva dos vicentinos nesta campanha, pois essa é uma das preocupações da nossa Arquidiocese: a redução da pobreza”.
“Foi uma visita bastante agradável. Dom Paulo é, ao mesmo tempo, um homem culto, mas extremamente humilde. Ele se interessou pelos assuntos da nossa Sociedade, e considerou a ação vicentina muito meritória. Fiquei muito feliz pela forma tão carinhosa com que fui recebido. Deus presenteou os moradores de Brasília com um pastor tão dedicado e generoso”, externou o Presidente Lima de Oliveira.
Perfil
Dom Paulo nasceu em 1967, no Rio de Janeiro, e foi ordenado sacerdote em 1992, aos 25 anos de idade. É bispo desde fevereiro de 2011, quando ocupou a função de Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. Possui doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma (Itália). Seu lema episcopal é “Tudo suporto pelos eleitos” (em latim: “Sustineo Propter Electo”).
Tomou posse como arcebispo de Brasília em dezembro de 2020. Antes de Brasília, Dom Paulo era bispo de São Carlos, Estado de São Paulo, além de já ter servido à Igreja como sacerdote em várias cidades brasileiras. É professor e já ocupou importantes funções de direção em diversas instituições de ensino superior.
No âmbito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Paulo integra vários grupos e comissões, com destaque para a “Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé”. Também atua como bispo referencial do “Setor Universidades da Igreja no Brasil”. No Vaticano, desde 2020, Dom Paulo é membro da Pontifícia Comissão para América Latina e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.