Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte
O Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, convida para as celebrações do Dia da Padroeira de Belo Horizonte – Nossa Senhora da Boa Viagem, que estão acontecendo do dia 6 a 15 de agosto. A festa tem como tema “Maria proclama a alegria do Evangelho”.
No dia 15, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem sairá da Paróquia São José de Confins, em carro do Corpo de Bombeiros, para o terreno onde está sendo contruída a Catedral Cristo Rei. No local, dom Edson Oriolo rezará o Terço com os fiéis. Em seguida, a procissão passa pela Avenida Afonso Pena, em direção à Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, onde o arcebispo dom Walmor presidirá Celebração Eucarística.
10 a 14 de agosto
17h30 – Vésperas Solene
18h – Terço | 19h – Missa
15 de agosto
7h, 8h30, 11h – Missa
14h30 – Saída do carro de bombeiros com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, da Paróquia São José, em Confins (Rua São José, 721 – Centro / Confins)
15h – Acolhida e visita às obras ao terreno da Catedral
15h30 – Animação, cantos
16h – Terço conduzido por dom Edson Oriolo – participação do Terço dos Homens da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc)
16h – Concentração na Praça da Rodoviária
16h30 – Saída da imagem de Nossa Senhora para a Praça da Rodoviária
17h – Procissão com a imagem de Nossa Senhora – Avenida Afonso Pena, em direção à Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
18h – Missa presidida pelo arcebispo dom Walmor no Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
– Outras celebrações do dia 15 de agosto:
20ª Peregrinação da Juventude ao Santuário da Padroeira de Minas
Assunção de Nossa Senhora
Oficialização como padroeira de Belo Horizonte Com o título de Boa Viagem, Nossa Senhora foi oficializada como padroeira de Belo Horizonte a pedido do cardeal mineiro dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. No entanto, na Capital, a devoção à Santa começa no início do século XVIII, quando os primeiros portugueses chegaram ao povoado que deu origem à Belo Horizonte: o Arraial do Curral Del Rey.
A festa da Assunção de Nossa Senhora é uma das mais antigas da Igreja. Já no ano 600 a Igreja Católica festejava este dia de glória de Maria Santíssima. A festividade lembra as virtudes, os sofrimentos e as obras da Mãe de Jesus Cristo. A Assunção foi declarada um dogma da Igreja em 1950 pelo Papa Pio XII.
– Terreno da Catedral Cristo Rei Av. Cristiano Machado, 11910 – Bairro Juliana. BH/MG
– Santuário de Adoração Perpétua Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Rua Sergipe, 175 – bairro Funcionários. BH/MG. Informações: 3222.2361 –
Fonte: www.arquidiocesebh.org.br
PARTICIPEMOS O GRANDE JUBILEU DE N. SRA. DA BOA VIAGEM, A PADROEIRA DE BELO HORIZONTE!