Festa da Congregação da Missão – 396 anos
Queremos parabenizar à Congregação da Missão (C.M) que hoje, dia 25 de janeiro celebra o aniversário de sua fundação, e que coincide com a comemoração da conversão de São Paulo.
A fundação da Congregação da Missão tem sua origem na aldeia de Gannes, no norte da França, quando Vicente de Paula, visitando o feudo (território) dos Gondi, é chamado a visitar um moribundo acamado que era considerado como um santo. Quando o absolve, percebe que não era santo e que ele não procurava o sacramento da confissão por vergonha. E neste momento, Vicente de Paula descobre o abandono pastoral em que viviam as pessoas pobres do campo.
“Era Janeiro de 1617 quando aconteceu isso; e o dia da conversão de São Paulo, que é o dia 25, esta senhora me pediu que fizesse uma homília na igreja de Folleville para exortar a seus habitantes para fazerem a confissão comunitária. Foi assim que fiz: falei-lhes da sua importância e utilidade, e logo os ensinei a maneira de fazer devidamente. E Deus se apreciou tanto com a confiança e a boa fé daquela senhora (pois o grande número e a enormidade dos meus pecados teriam impedido o fruto daquela ação), que abençoou minhas palavras e todas aquelas pessoas foram tão tocadas por Deus, que vieram fazer sua confissão comunitária. Aquele foi o primeiro sermão da Missão e o primeiro êxito que Deus lhe deu, logo no dia da conversão de São Paulo: Deus fez isso exatamente neste dia”. (S.V.P. XI, 700)
A Congregação da Missão nasceu da experiência de São Vicente, que, na descoberta de Cristo presente nos pobres, se consagrou inteiramente ao serviço dos pobres. Por isso, o espírito da Congregação é a participação no espírito de Cristo Evangelizador dos pobres. E é dele que Deus se vai servir para, através das suas fundações, estar ao serviço dos mais necessitados. Também S. Vicente vai descobrir a Jesus presente no pobre, e vai afirmar que “eles são os senhores e os amos”. Também ele sofreu uma transformação radical em contato com Cristo presente nos pobres, nas crianças abandonadas, nas galés, no povo abandonado nas aldeias, na falta de conhecimento das verdades da fé… e a partir daquele momento não poderia mais ser o mesmo, nem estar fechado no seu mundo, nos seus interesses, e vai tornar-se o grande evangelizador, pela palavra e pela caridade
Documentário comemorativo sobre bicentenário da presença dos padres e irmãos Lazaristas (Vicentinos) no Brasil. Conheça mais sobre este trabalho realizado de amor aos pobres.
Fonte: Congregação da missão