Encontro Trimestral do Denor em Belo Horizonte reúne centenas de vicentinos neste sábado
O Centro de Formação Vicentina, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, foi palco de mais um momento histórico para a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Ontem (27) mais de 200 pessoas, entre confrades, consócias e funcionários da SSVP, participaram do Encontro Trimestral das Obras Unidas – Lar de Idosos, Creches, Abrigo para Moradores de Rua, vinculados ao Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CMBH).
O encontro aconteceu durante todo o sábado e teve como temas as Leis Trabalhistas e Normas de Saúde e Segurança do Trabalho, especialmente aplicadas nas instituições administradas pela SSVP. Outros assuntos relacionados a Sociedade como as Instruções Normativas do Conselho Nacional do Brasil e da Regra da SSVP, Ano temático 2019 e atividades da assessoria jurídica do CMBH foram apresentados.
Wellington Correa, presidente do Conselho Metropolitano de BH, fez a abertura oficial e durante todo o encontro fez ponderações sobre a importância de conhecer o regulamento da Sociedade de São Vicente de Paulo, mas sobretudo cumpri-lo com fidelidade e ética na administração do bem que é dos pobres. “Este encontro é um divisor de águas, neste Conselho Metropolitano, como tenho falado. Não podemos continuar escondendo os problemas e as dificuldades encontrados nas instituições geridas e administradas pelos vicentinos. É necessário estarmos sempre ligados as mudanças e normas impostas pela SSVP e as leis que regem nosso país. Não podemos negligenciar o dom recebido fazendo o que bem entendemos, de qualquer jeito, sem transparência e honestidade. Por isso, hoje aqui, estamos para aprender e pararmos de dizer que não sabíamos. Sigamos nossos trabalhos com zelo e responsabilidade, sempre procurando orientações quando estivermos com dúvida e dificuldades”.
Confrade Valdir Alves, membro do Departamento de Normatização e Orientação (Denor) do Conselho Nacional do Brasil, engenheiro e especializado em Saúde e Segurança no Trabalho, apresentou as Normas Regulamentadoras (NRs) aplicadas às instituições. Reforçou sobretudo a diferença das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), as Clínicas e Hospitais, quanto aos recursos humanos e os direitos trabalhistas.
O ano temático da SSVP em 2019 – Mestres e Senhores, foi apresentado pelo presidente do Conselho Nacional do Brasil, Cristian Reis. O confrade destacou que é preciso pensar sempre na constante renovação da SSVP, apoiando e formando de verdade os jovens e crianças. “As vezes vemos que nas eleições da SSVP e para posses dos Conselhos não se importam com os jovens, as vezes nomeando os coordenadores das comissões para apenas comporem a diretoria, sem dá-los o devido valor. Temos que mudar isso. A SSVP mudará se nos mudarmos de verdade, acreditando no potencial da juventude.”
A segunda parte do Encontro ficou reservada as instruções normativas e esclarecimentos de dúvidas. Márcio Silva, coordenador do Departamento de Orientação e Normatização (Denor) da SSVP no Brasil, apresentou toda as normativas emitidas pelo Conselho Nacional desde 2017 até o momento, deixando mais claros os termos e itens da Regra. O confrade além de falar sobre os períodos de mandatos, imóveis sob responsabilidades dos vicentinos e nepotismo, falou sobre a contabilidade nas instituições.
**Em breve serão disponibilizadas as palestras e materiais utilizados no encontro**