Encontro orienta sobre o papel de Assessor Espiritual
No dia 30 de maio, aconteceu um encontro de orientação sobre os Assessores Espirituais na Sede do Conselho Nacional Brasileiro da SSVP. Existe uma delimitação no papel de Assessor Espiritual dos Departamentos da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Os responsáveis por esta delimitação foram a Coordenadora de Ecafo, consócia Vera Santos e Padre Joelson Sotem (Congregação da Missão).
O objetivo dos assessores é o de conhecer o carisma e ajudar o grupo a ser fiel, ter experiência no serviço ao Pobre e colocar-se a serviço. Deve também ter reconhecimento da realidade de hoje e ser movido pela mística vicentina de oração e ação, de acordo com Vera.
Durante uma reunião, foram repassadas as orientações sobre o papel do Assessor Espiritual. Seguindo estes objetivos citados acima, Padre Joelson sugeriu a colaboração com artigos que enalteçam a espiritualidade vicentina, desta forma, divulgando o material, Ele também citou as promoções de visitas, a incentivação de novos membros e a contribuição nas formações. Ainda foi discutido que os Departamentos da SSVP que necessitam de acompanhamento espiritual são: Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo), Conferências de Crianças e Adolescentes (CCA), Departamento de Normatização e Orientação (Denor), Comissão de Jovens (CJ) e Departamento de Comunicação (Decom).
O projeto “Mudanças de Estruturas” também ganhou ênfase. Durante uma palestra liderada pelo Padre Mizaél Poggioli, foi abordado os anos temáticos da SSVP. Ele ainda disse que todos os temas, embora cada um tenha um significado, possuem como “pano de fundo” a proposta de fazer com que os confrades e consócias reflitam sobre formas de mudar as vidas das pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Ser vicentino não é só distribuir cestas básicas, embora esta seja uma ação emergencial; mas ainda é necessário trabalhar para ajudar os Pobres a saírem da pobreza e miséria”.
O Padre também pediu que os Assessores Espirituais trabalhem profundamente os anos temáticos em todas as Unidades e Departamentos Vicentinos. Ele ainda completou dizendo que os anos temáticos são uma Ecafo permanente.
Os anos temáticos passaram a ser adotados em nível de Brasil a partir do ano de 2010. Desde então, foram trabalhados os seguintes temas: Caridade-Missão; Mudar para transformar; Vamos aos Pobres; Amor, Caridade, Justiça; Missionários na caridade e Tecendo a caridade.
Muito bom!