Encontro do Denor e reunião do CMBH aconteceram neste sábado (07)
Dezenas de confrades e consócias se reuniram no Centro de Formação Vicentina, no último sábado (07), para discussões de projetos relacionados as Obras Unidas vinculadas ao Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CMBH).
As atividades do sábado tiveram início com a Santa Missa presidida pelo Pe. Juarez Soares, assessor espiritual do CMBH, seguida da Reunião Ordinária do CMBH. Os confrades Ronan Francisco e Alberto Pires, Presidente e 1º Vice-Presidente do CMBH respectivamente, conduziram os trabalhos repassando aos vicentinos presentes as notícias do Conselho Geral Internacional e do Nacional do Brasil. Cada Conselho Central, durante a chamada, pôde apresentar como está sendo os trabalhos em cada região de atuação.
Durante a reunião, o coordenador das Conferências de Crianças e Adolescentes (CCA) do CMBH, cfd. José Geraldo Guimarães, entregou o prêmio ao desenho destaque do Concurso Pintando a Fraternidade 2015, promovido pelo Conselho Nacional do Brasil. A csc. Maria Eduarda Maria Lima, da Conferência Santa Clara, vinculada ao Conselho Central Santa Luzia, foi a vencedora. O desenho destaque é concedido a cada Conselho Metropolitano, conforme critério adotado pela CCA Brasil.
O Encontro reuniu todas as Obras Unidas pela necessidade de discussões acerca do projeto que tem, por objetivo, o de reunir as obras vinculadas ao CMBH em uma administração única. Para isso, está sendo desenvolvido o Estudo de Viabilidade das Obras coordenado pelo Departamento de Normatização e Orientação (Denor), através da empresa de consultoria DRA Serviços Administrativos.
O Estudo de Viabilidade, segundo o consultor social Daniel Reis, tem como foco uma análise criteriosa sobre como tem sido desenvolvido o trabalho das obras nos âmbitos financeiro, administrativo e vicentino. Em outras palavras, o estudo busca levantar se as obras unidas são viáveis em relação ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade.
Para facilitar as discussões foram separados dois grandes grupos: obras da capital (Belo Horizonte) e obras do interior (cidades da Região metropolitana de Belo Horizonte pertencentes ao CMBH). Cada grupo conversou sobre a realidade vivida, esclareceu dúvidas e sugeriu ações dentro do projeto da administração única.
O cfd. Ronan Francisco, presidente do CMBH, destacou: “a administração única tem como objetivo facilitar o trabalho de gestão em nossas obras. Nosso objetivo é o de unir forças para vencer as dificuldades perante as constantes mudanças do cenário econômico e social, ou seja, profissionalizar nossas ações dentro das obras unidas.”
Sobre isso o confrade Wellington Correa, presidente do Conselho Central Belo Horizonte, que já vive a realidade da administração única, ressaltou como o trabalho vicentino é beneficiado quando se une forças e se profissionaliza as instituições da SSVP.
No final do encontro, houve uma homenagem a todas as mães presentes e também aos aniversariantes do mês.
Confira algumas fotos do encontro. Todas as fotos podem ser encontradas em nosso Flickr.