Encontro das CCAS 2019 é sucesso e reúne centenas crianças e adolescentes vicentinos em BH
Realizado no último final de semana (04 e 05 de maio), em Belo Horizonte, o Encontro das Conferências de Crianças e Adolescentes (CCAs) reuniu mais de 100 pessoas no Centro de Formação Vicentina, em Venda Nova, com o tema “o mundo carece de luz, eis que somos pessoas brilhantes”.
Durante os dois dias palestras, momentos de oração, gincanas, oficinas de arte e show de talentos foram propostos as crianças e adolescentes como maneira de demonstrar o protagonismo atual delas nas ações de combate à pobreza, como membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
Este foi o primeiro evento organizado pela consócia Ingrid Teixeira que assumiu, em março de 2019, a coordenação metropolitana das CCAs em Belo Horizonte. “A minha expectativa foi muito boa; procuro sempre pensar positivo. Acho que assim temos mais chances de lidar com os imprevistos. Estava muito motivada e animada, já esperando com muita emoção isso que vivemos: o envolvimento das crianças ainda mais no trabalho da SSVP”, destaca Ingrid.
A alegria e entusiasmos das crianças e adolescentes em cada atividade demostrava o quanto realizado estavam felizes por terem a oportunidade de fazerem o bem as pessoas que mais precisam. Durante as palestras e oficinas compartilharam as experiências de promoção humana e pequenos gestos que realizam nas comunidades onde residem.
Ângela Maria Correia participa do Conselho Metropolitano de Diamantina e atualmente está na coordenação das CCAs na Região I, ajudou a preparar e participou das atividades. Para ela ainda existem desafios a serem superados na SSVP quanto a valorizar mais o que as crianças e adolescentes realizam, uma vez que a Sociedade foi fundada por jovens, destacando assim que a transformação das situações de injustiça social e promoção humana dependem de todas as gerações. “Além do crescimento e da produtividade que vai dentro da SSVP, podemos ver o nascer, um novo nascer da SSVP. Hoje ainda existe muita restrição com relação ao que as crianças e adolescentes podem realizar, mas devemos considerar que a Sociedade nasceu dos jovens. Deste modo, porque não considerar e valorizar as crianças e adolescentes introduzindo-as no seio da Sociedade educando e proporcionando oportunidades de formação e desenvolvimento humano, espiritual e intelectual; fazendo com que elas também tenham o mesmo ardor que o Beato Ozanam teve anos atrás? Vamos crescer produtivamente no encontro de gerações”.
Kaike Gabriel, participa da CCA Nossa Senhora de Fátima vinculada ao Conselho Particular São Gabriel e Central São Paulo Apóstolo, em BH, ama fazer parte da SSVP. É grato aos vicentinos por ter conhecido a Sociedade e conta que sua vida mudou depois que passou a participar das atividades. “Minha vida mudou depois que conhecia a Cristina –orientadora da CCA. Antes ficava na rua o dia todo. Depois que conhecia a SSVP fiz a primeira eucaristia, aprendi a tocar flauta, faço aula de violão, sou coroinha. Os vicentinos acreditaram na minha mãe e em mim. Agradeço a Cristina por tudo isso, por ter me apresentado a Sociedade de São Vicente de Paulo”.