Encontrão das Conferências de Crianças e Adolescentes de 2015 destaca a importância das CCA dentro da SSVP
Mais de 50 vicentinos, entre eles crianças, adolescentes e orientadores das Conferências de Crianças e Adolescentes dos mais diversos Conselhos centrais, participaram do Encontrão das CCA’s do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro.
Com o tema “Vem, entra na roda com a gente, também.”, e o lema “Crescendo na caridade para servir sempre!”, foram convidadas 9 participantes de cada Conselho Central para este evento anual da Coordenação das Conferências de Crianças e Adolescentes. O encontro aconteceu no Centro de Formação Vicentina, em Venda Nova, Belo Horizonte(MG).
O Encontrão começou com uma calorosa acolhida e oração inicial, conduzida pelo presidente do CMBH, Ronan Francisco e com a animação da banda RGC (Reviver o Gosto do Céu). Após a introdução, as crianças e adolescentes presentes acompanharam diversas palestras e oficinas, sempre abordando a importância das CCAs para o crescimento da Sociedade de São Vicente de Paulo.
O 1º vice-presidente do CMBH, cfd. Alberto Pires, abriu as palestras na manhã de sábado. Em sequência, os participantes receberam uma proposta de responder três perguntas sobre as CCA de uma maneira bem criativa. Com cartazes e montagens coloridas, as crianças e os adolescentes apresentaram de forma descontraída e inteligente, possíveis soluções para a SSVP.
Após o almoço, novas oficinas foram acontecendo. Os participantes se divertiram muito com o teatro comandando pelo cfd. Kleiber, membro da Comissão de Jovens de Uberaba (MG), que gentilmente aceitou o convite para estar no Encontrão. Ele fez a criançada rir com as piadas do personagem “João Grilo” e suar bastante com as descontraídas dinâmicas. “Foi muito importante receber esse convite, já que eu sou músico e faço parte do Conservatório Estadual de Música, e nós temos um projeto nas escolas no qual brincamos muito com histórias e dinâmicas. Então eu tento trazer isso para as nossas crianças da SSVP. Foi muito importante para o meu crescimento levar essas brincadeiras para mais um evento de CCA”, afirma o confrade Kleiber.
Ainda no sábado, os participantes acompanharam outras palestras abordando sempre a caridade das CCA na SSVP. Entre os palestrantes esteve o cfd. Júlio Lima e a participação especial da Coordenadora de CCA do Conselho Nacional do Brasil, csc. Andreza Bersi que também palestrou para os presentes. Em entrevista para o Decom do CMBH, a consócia destaca a importância desses encontros para o futuro das crianças e adolescentes dentro da Sociedade. “A importância deste encontro é o de fazer que as crianças tenha a formação semelhante a de um adulto, então ela vai se acostumando, desde cedo, a estes eventos de formação, pois hoje elas estão aqui, particamente, para entender mais um pouco sobre o que é a atuação delas na base das CCA’s. Isso traz com que elas se adequem na CCA e na simplicidade delas, transformando todo esse aprendizado nas coisas simples que elas vão trabalhando diariamente na conferência”, conclui a coordenadora.
Finalizando as atividades no sábado, as crianças e adolescentes puderam se descontrair com uma festa Halloween realizada pelo CMBH. As atividades do Encontrão foram finalizadas no domingo (01) com a foto oficial e depois com Missa especial para todos os participantes.
Para o cfd. Epaminondas da Silva, coordenador de CCA do Conselho Central de Santa Luzia, o Encontrão, assim como os outros foi muito rico para todos, sejam eles os orientadores, coordenadores, crianças e adolescentes. “Esse foi um encontro muito bom. Apesar de ter um número menor de participantes, pudemos perceber que quem está aqui, está participando de uma forma incrível. Os orientadores estão saindo daqui com a preocupação e responsabilidade de levar para as suas regiões o que foi discutido aqui, então foi muito bom nesse aspecto”, afirma o confrade.
Já o Coordenador de CCA do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte, cfd. Geraldo Guimarães, agradeceu a presença de todos e o sucesso do Encontro. “Esse encontro foi preparado por muito carinho por todos. Tínhamos a expectativa de um maior número de pessoas, mas devido as dificuldades de cada um, ainda temos uma grande quantidade de crianças. Esse foi um trabalho muito bacana, e espero que as crianças e adolescentes levem esse aprendizado com eles e que eles possam trazer mais jovens para a SSVP e que cresçam fortificando a Sociedade cada vez mais”, destaca o coordenador.
PARABÉNS! QUE BELO VER O NOSSO FUTURO ACONTECENDO!