Encom discute a dinâmica da caridade e da comunicação
“A caridade não é estática, mas dinâmica e sempre se adaptando às necessidades do tempo.” Esse foi o tema do 12º Encom (Encontro dos Departamentos de Comunicação da SSVP), que reuniu, no último final de semana, de 18 a 20 de outubro, quase 70 representantes da comunicação dos Conselhos Metropolitanos (CMs) e do Conselho Nacional do Brasil (CNB). Com palestras, momentos de espiritualidade e workshops, o evento destacou a necessidade da SSVP de se adaptar aos novos tipos de caridade e à comunicação interna e externa.
O Coordenador Nacional do Decom (Departamento de Comunicação), o jornalista Allan Ribeiro, explica que o tema e o evento foram planejados de acordo com as necessidades vividas pelos vicentinos. “O tema desta edição reflete como a caridade deve se adaptar ao momento em que vivemos. Ela não é estática. A tecnologia avança rapidamente e nosso trabalho, como vicentinos e comunicadores da Organização, deve acompanhar essa dinâmica. Temos que estar atentos às novas formas de pobreza e como podemos superá-las. É essencial estar atento às novas formas de nos comunicarmos interna e externamente e usar os recursos disponíveis em favor da caridade e do trabalho da SSVP”, conta.
Segundo o presidente do CNB, Márcio José da Silva, o tema escolhido para o 12º Encom foi mais do que assertivo. “Como diz o tema, a caridade não é estática; ela é dinâmica. Isso significa que devemos estar sempre nos atualizando em relação à caridade. Ozanam levou um feixe de lenha aos pobres quando fundou a SSVP; hoje levamos cestas básicas. Mas precisamos ir para águas mais profundas. A cesta básica pode aliviar a situação no momento, mas não vai tirar a família da vulnerabilidade. Não devemos deixar de levar a cesta, muito pelo contrário, mas precisamos complementar esse trabalho. Precisamos investir na família em vários sentidos: na profissão, na educação, na espiritualidade. Esse é o trabalho da SSVP e é isso que o tema deste encontro quer transmitir.”
Programação
Ao todo, foram seis palestras dinâmicas sobre aspectos importantes na SSVP. A primeira, ministrada pelo Coordenador do Decom do CM São Paulo, Matheus Domingues de Lima Maciel, abordou justamente o tema do evento. “A caridade é uma ação dinâmica e transformadora. Olhar para a Sociedade de São Vicente de Paulo é como contemplar uma grande montanha: uma obra que jamais poderia ser criada por mãos humanas. Esse Deus grandioso que inspirou o surgimento da SSVP nos convida a fazer parte desse processo, a ser parte integrante dessa missão. Cada um de nós, com nosso compromisso e nossa ação, contribui para moldar e responder aos desafios do tempo presente, adaptando nossa atuação para alcançar aqueles que mais precisam. É essa força viva, que se adapta às realidades e necessidades atuais, que mantém a caridade sempre ativa e fiel ao seu propósito”, destacou.
O 2º Vice-presidente do CNB, Jean de Morais Araújo, falou sobre “Liberdade de expressão – Os cuidados que um vicentino deve ter”. Ele destacou aspectos importantes, como a diferença entre liberdade de expressão e difamação, calúnia, violação de privacidade, discurso de ódio e ataques à Organização. “A democracia e a liberdade de expressão são características imutáveis dentro da SSVP. É preciso ter cuidados no comportamento pessoal para que não se perca a empatia, a comunicação afetiva e o respeito à dignidade”, ressaltou o Vice-presidente, que ainda abordou as formas de desrespeito à liberdade de expressão e suas consequências. Foi uma aula de direito e comunicação para os presentes, de maneira leve, didática e elucidativa.
Para falar sobre “Gestão de Crises”, a jornalista do CNB, Marina Prado, trouxe exemplos concretos vividos recentemente pela SSVP e os caminhos utilizados para minimizá-los ou neutralizá-los. Ela explicou o passo a passo da gestão de uma crise, começando por identificá-la e como agir. “Muitas vezes, principalmente nas redes sociais, existem comentários negativos. Apesar de doerem no coração do vicentino, nem sempre são crises, mas podem desencadeá-las. Se a crise existe mesmo, o primeiro passo é conversar com a Unidade que está passando pelo problema, seus gestores e a equipe do Denor, que é o jurídico. Não dá para ignorar uma crise ou tentar resolvê-la sozinho. A gestão de crise é feita com rapidez, estratégia, parceria e, acima de tudo, verdade”, disse.
O jornalista Hugo Rocha, da Rede Vida, ofereceu uma verdadeira aula aos participantes, explicando como funciona a TV católica e como os Coordenadores podem fazer a SSVP se tornar notícia local, regional e nacional. Ele lembrou que o dia a dia dos vicentinos nem sempre os faz perceber uma boa história e que isso é essencial para vender uma boa pauta. Ele ainda lançou um desafio: “É preciso ter um olhar atencioso sobre as ações de vocês. Um projeto, uma festa, tudo pode e deve ser notícia. É necessário ter proatividade. Estou deixando as portas abertas para a SSVP e quero receber de vocês imagens e vídeos, contando o que a região de vocês tem feito de bom. Vamos mostrar tudo o que a SSVP tem de bom. Vamos espalhar boas notícias.”
O assessor de comunicação e jornalista Renan Contrera, que é membro do Decom Nacional, trouxe em sua palestra “A comunicação institucional e afetiva” aspectos importantes para a comunicação interna e externa da SSVP, destacando tópicos relevantes como o relacionamento com a imprensa, a importância de ter porta-vozes treinados e preparados, e a relevância de saber usar as palavras e transmitir a mensagem de forma afetiva e cuidadosa, não apenas com dados, mas, principalmente, com as pessoas. “A comunicação institucional é essencial para qualquer organização, pois é por meio dela que conseguimos transmitir de forma clara nossa mensagem, os valores que nos guiam, a missão que defendemos e o trabalho que realizamos. Na SSVP, esse aspecto da comunicação torna-se ainda mais fundamental. Ao adotar estratégias que reforcem nossa presença e expliquem o que fazemos, conseguimos não apenas mostrar o impacto do nosso trabalho, mas também inspirar e tocar as pessoas. Nosso objetivo é mostrar o quanto essa transformação de vidas é real e acessível, destacando a importância de um trabalho que une solidariedade e ação.”
Fiel ao tema do Encom, o jornalista e coordenador da comunicação dos Jesuítas, Ronald Rebouças, falou sobre a Inteligência Artificial, uma das grandes evoluções e promessas para a comunicação atual. Ele destacou a presença da tecnologia nas atividades atuais, especialmente na comunicação, e como ela pode auxiliar e facilitar o dia a dia, mas fez uma importante reflexão: “A Inteligência Artificial deve ser usada como instrumento facilitador, de apoio, e não para substituir a pessoa. Transmitir emoção e a verdade de cada um, isso só o ser humano faz.”
Mas nem só de palestras foi feito o Encom. Os participantes puderam escolher entre três oficinas oferecidas e colocar a mão na massa.
A jornalista do CNB, Ricaella Inocente, conduziu os trabalhos do grupo que optou pela oficina de texto, ensinando como fazer um texto atraente para sites, veículos impressos e redes sociais. Ela desafiou os participantes a produzirem um material para a próxima Romaria Vicentina à Aparecida, e os resultados foram impressionantes. “Nem todos do Decom são formados, trabalham ou estudam Comunicação. Então, esse direcionamento sobre como apresentar um bom texto, quais informações são vitais e como prender a atenção dos leitores, independentemente da mídia em que vão trabalhar, é essencial. É preciso saber passar a notícia tanto para o leitor quanto para a imprensa. E foi isso que fizemos na oficina”, conta.
Para quem gosta de produção de artes digitais, o Encom ofereceu a oficina “Design para redes sociais: Prática no Canva”, que mostrou, na prática, como se adaptar à evolução na comunicação das redes e chamar a atenção. Ministrada pelo arte-finalista do CNB André Luíz Rosa e pelos integrantes do CM de São Paulo, Gustavo Henrique de Morais Duarte Passos e Paula Fernanda Tobias de Lima, o workshop ficou lotado de participantes atentos às instruções sobre o programa, o que é necessário na arte de um post e os vários tipos de artes. Casando com a oficina de texto, os participantes tiveram que criar as artes para as redes sobre a Romaria 2025. “Combinar design e evangelização é essencial para captar a atenção e divulgar o carisma vicentino nas redes sociais. Um design atraente gera conexão com as pessoas, propagando cada vez mais a notícia. Ao utilizar elementos visuais que refletem os valores vicentinos, conseguimos transmitir uma mensagem de esperança e solidariedade de forma mais eficaz”, afirmam.
E para a turma do “Luz, Câmera, Ação”, houve a oficina de vídeo, com os integrantes do Decom do CNB Matheus Silvério e Matheus Oliveira, que mostraram aos participantes os equipamentos básicos, roteiros, duração, edição, ou seja, como criar um vídeo atrativo, adequado para cada situação, sem perder a emoção. “O ponto principal da oficina foi fazer com que eles se familiarizassem com o que existe hoje no mercado, mostrar que não é preciso ter medo da câmera nem de equipamentos ultramodernos e caros. O essencial é tocar o coração das pessoas, falar com o coração. Um vídeo para ser perfeito deve ter uma mensagem clara, imagens bonitas e falar com emoção, especialmente no caso da SSVP. É impossível não se apaixonar pelos vicentinos e pela sua causa depois de ver sua paixão pelo que fazem na vida real. Essa paixão fica perfeita no vídeo se a pessoa perder o medo e falar com o coração”, explicam.
Para mostrar na prática ações do Decom que funcionam efetivamente fora do CNB, foi realizada uma roda de conversa, onde o Coordenador de Decom do CM São Paulo, Matheus Maciel, apresentou o podcast “Papo de Caridade”, e os representantes do Conselho Central de Presidente Prudente, Mariana Oliveira e Miguel de Sousa Dalsass, falaram das boas práticas de comunicação que desenvolvem no Conselho, com muita perseverança, organização e força de vontade.
O Encom ainda trouxe para os participantes as novidades do Departamento para o próximo ano. “Estamos desenvolvendo um novo site, que terá um layout mais moderno, maior interação entre os departamentos, áreas restritas e páginas para os Conselhos Metropolitanos. Além disso, teremos um canal no WhatsApp, aplicativo da Regra e um Chatbox sobre a Regra. Tudo está sendo desenvolvido com muito carinho e cuidado”, contou Allan Ferreira.
Avaliação
Se a proposta do Encom era mostrar o dinamismo na caridade e na comunicação, pode-se dizer, pelos relatos dos participantes, que isso foi conquistado com êxito. A Coordenadora do Decom do CM de Olinda e Recife destacou a oportunidade de ter um intercâmbio não só com o CNB, mas também com as outras regiões do país. “O encontro foi maravilhoso. Estamos levando muitas experiências; a troca com integrantes do Brasil foi incrível. As palestras foram muito boas. Saímos daqui renovados”, conta.
O Coordenador do Decom do CM de Contagem/MG, Julinei Nogueira, destacou o prazer de participar. “Estou amando. Estou levando a experiência de muita troca entre os Coordenadores. Isso para mim foi o grande diferencial. Na palestra de gestão de crise, aprendemos a zelar pela nossa marca e ter cuidado com tudo o que acontece na SSVP”, afirma.
A jovem Maria Eduarda Monteiro Dourado, que ainda nem assumiu o Decom do CM de Brasília, fez questão de participar do encontro. “Foi meu primeiro Encom e tive muitas experiências positivas, conversando com Coordenadores que estão há algum tempo no setor de comunicação. A palestra sobre comunicação institucional afetiva foi muito boa; vai nos ajudar muito, especialmente nas nossas Obras Unidas, nos trazendo um direcionamento”, conta.
A mineira Kamila Alves Faria, Coordenadora do Decom do CM de Divinópolis, estava encantada durante os dias do evento. “Adorei a palestra sobre Inteligência Artificial, essa ferramenta que já faz parte das nossas vidas e pode ajudar muito na SSVP. Acendeu a luz de alerta para não nos esquecermos de ter a parte emocional. Fiquei animada com as novidades que vêm no CNB na parte de comunicação. Aguardem”, definiu, empolgada.
O Coordenador Nacional do Decom saiu do evento com a certeza de missão cumprida. “O 12º Encom foi enriquecedor. Foi uma oportunidade para trocar experiências e conhecer um pouco mais da realidade e dos desafios em cada localidade. E, mais do que isso, compreender como a comunicação é fundamental para manter vivo o grande sonho de Ozanam de abraçar o mundo em uma rede de caridade. Agora, os coordenadores voltam aos CMs com a missão de colocar em prática tudo o que foi vivenciado ao longo desses dias”, finaliza.