Divulgado resultado do Festival de Cinema “Os 7 Fundadores”
O Conselho Geral Internacional (CGI) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) divulgou nesta manhã o resultado do Festival de Cinema sobre os 07 Fundadores da entidade católica composta por leigos.
Neste ano o CGI celebra 180 anos de existência, assim diversas iniciativas foram estimuladas para comemorar a data dentre elas o Festival “Os 7 Fundadores”, com o objetivo de estimular e desenvolver o conhecimento e a pesquisa, de forma lúdica e talentosa sobre os sete fundadores da SSVP (Ozanam, Le Taillandier, Devaux, Lamache, Lallier, Clavé e Bailly de Surcy). Esses santos fundadores foram os precursores do que, hoje em dia, é uma instituição pujante, presente em mais de 150 territórios vicentinos, com cerca de 800.000 membros, servindo aos mais necessitados e vulneráveis.
O Conselho Geral em nota divulgada no site agradece a todos os que participaram do concurso, enviando vídeos e filmes de curta ou média metragem, e aos Conselhos Nacionais que ajudaram na divulgação do festival. Foram recebidas algumas obras, provenientes de vários países, e a Comissão Organizadora decidiu escolher um único trabalho – o melhor dentre os que foram apresentados – que receberá o prêmio de 2.000 euros.
O vencedor
Nome do filme: “SSVP: A Origem”. País: Brasil.
Tempo de duração: 1 hora e 8 minutos. Língua original: Português.
Diretor: Jailson Severino da Silva (confrade da Conferência Santa Catarina, da cidade de Jacareí, São Paulo, Brasil).
Elenco: Benedita de Lourdes Rodrigues, Jailson Severino da Silva, Paulo Marcos da Silva, Mariana da Silva, Rosana de Cassia Aparecida Pedroso da Silva, Izabel Cristina Faria Zanardi Sangion, Lívia Maria Barros Bastos, Domingos Carlos Leite, Jose Luiz Ferreira, José Rogério Ferreira, Guilherme Mendicelli, Sandro Henrique Mendonça Nogueira, Gabriel Antônio Franklin Moraes Gomes, Luiz Eduardo Troily Pedroso de Souza, Ailton Santos, Roberto Tarcísio de Abreu, Bruna Ellen Dalmas Costa, Samuel Alvarenga de Souza, Thiago Luiz dos Santos, Rafael dos Santos Cardoso, Marina Miranda, Marcos Roberto Zamana, Carlos Ribeiro, Joana Aparecida Ferreira e Dalila Pereira Bernardo da Silva.
O filme retrata os momentos finais da vida de Ozanam, que se encontra deitado na cama no quarto dele em Marselha, com a filha Marie Josephine, recordando episódios e curiosidades a respeito da história da criação da SSVP, ao lado dos demais amigos fundadores.
No filme, a filha de Ozanam, com a intenção de deixar o pai mais animado (pois ele já estava com a doença em estado avançado), pede ao pai que narre os momentos de fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo. Por amor à filha, Ozanam vai relembrando, pouco a pouco, os acontecimentos, com o apoio dos outros fundadores que vão chegando para visitá-lo na casa dele. A parte final do filme é muito emocionante, e registra o falecimento de Ozanam, ao lado da esposa.
Desde o momento em que o diretor Jailson Severino da Silva teve a inspiração de participar do festival, convidando os vicentinos que iriam compor o elenco e preparando os diálogos, passando pelos ensaios e gravações, todo o processo levou 9 meses de um árduo trabalho que agora foi devidamente reconhecido.
Além do festival de cinema, o Conselho Geral estabeleceu outras ações para difundir o legado dos sete fundadores: os Anos Temáticos, o concurso internacional de redações, a nova canção, logomarca especial e a visita aos túmulos. Tudo isso faz parte do planejamento estratégico do Conselho Geral.
Confira a matéria completa visitando o site do Conselho Internacional da SSVP