Dia internacional da Síndrome de Down
Hoje, dia 21 de março (21/03), é comemorado o dia internacional da Síndrome de Down. Este dia foi escolhido devido ao fato de que, a alteração genética acontece no cromossomo “21” e, deve ser formado por um par, mas nos casos de pessoas com a síndrome, é formado por 3 exemplares (trissomia).
A data foi estrategicamente pensada na Down Syndrome International, pelo geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis.
É comemorada por 193 países da ONU e busca chamar a atenção das pessoas, principalmente das menos informadas sobre o tamanho da capacidade de aprendizado das pessoas que possuem a Síndrome de Down e fazer uma conscientização na sociedade sobre o quão é importante lutar pelos direitos iguais e tentar acabar ou pelo menos minimizar significativamente o preconceito e o olhar diferente que muitos tem para com estas pessoas, que são como nós e que possuem inclusive, a mesma capacidade de aprendizado, porém, apresentam um pouco mais de dificuldade e precisam de mais paciência e atenção durante todo o processo.
O mais importante é a inclusão destas pessoas na sociedade, uma vez que a Síndrome de Down não é uma doença e não impede que o indivíduo tenha uma vida social normal. Atualmente, por lei, a criança portadora de Down deve ser matriculada em escola regular, junto com os demais alunos, sem falar que proporciona uma convivência extremamente saudável para todos.
Durante este dia, geralmente nas instituições de ensino, são oferecidas oficinas e muitas apresentações de dança e teatro com pessoas que possuem Down.
Vamos então, nos conscientizar e abraçar estes nossos amigos, de forma que esqueçamos e deixemos o preconceito de lado, afim de ter uma convivência saudável, bem diversificada, sem preconceitos, enriquecedora e livre de qualquer barreira que nos impeça de ver que eles, são tão incríveis como nós.