Dia Internacional da Juventude Vicentina
A Juventude Vicentina é protagonista, ela promove mudanças, ela mudou o mundo de várias formas, e nada mais justo que termos um dia especial para celebrarmos tamanha importância, em uma data em que se comemora o dia de um Jovem Confrade que viveu vigorosamente sua fé, Beato Pedro Jorge Frassati. A Juventude Vicentina tem um papel fundamental para a Sociedade de São Vicente de Paulo. A mais de 180 anos atrás, um grupo de jovens católicos fervorosos, com um imenso amor pela igreja e pelos mais pobres decidem fundar uma organização que visa reunir o mundo em uma grande rede de caridade. Beato Antônio Frederico Ozanam e seus amigos Auguste Le Taillandier, Jules Delvaux, Paul Lamache, François Lallier e Félix Clavé abriam caminhos para uma mudança de estrutura, a inquietude de uma juventude mudou milhões de histórias, deixando um legado de santidade.
Anos depois era a vez de outro jovem mostrar sua santidade, o confrade Pedro Jorge Frassati viveu pouco, mas viveu intensamente o evangelho, amava e dedicava seu amor à família, realizava adorações ao santíssimo e comungava diariamente, visitava os pobres realizando seu trabalho com excelência. Frassati possuía um amor enorme pelos mais pobres, poderia se dizer que ele viveu profundamente seu carisma, a ponto de contrair uma doença grave, poliomelite, adquirida em uma de suas visitas, morrendo aos 24 anos, seu velório se enche das pessoas que ele ajudava.
A Juventude Vicentina tem uma grande contribuição para com a Sociedade de São Vicente de Paulo, para com a Família Vicentina e até mesmo para a Igreja Católica, estes jovens mudaram perspectivas, e são modelos de juventude a serem seguidos, não apenas pelos jovens mas por todos os cristãos.A Sociedade de São Vicente de Paulo a exemplo de uma Juventude Santa gerou outros Santos e Beatos como Beato Contardo Ferrini, Beato Zeferino Malla e Santa Gianna Beretta, mostrando na prática que a Juventude é capaz de grandes coisas, até criar uma grande organização que traria santificação as pessoas ao ver Jesus na pessoa necessitada.
E nos dias de hoje temos vários jovens vivendo intensamente sua fé, onde neste momento de pandemia está sendo colocado à prova sua juventude. Os tempos são incertos, e tudo muda o tempo todo, o risco é invisível e os jovens fazem com maestria seu trabalho, a Juventude se mostra viva e seguem os passos dos jovens beatos e seus amigos da SSVP.
O pobre precisou do protagonismo, coragem, criatividade e amor do jovem e assim foi ouvido, temos jovens arriscando para atender moradores de ruas, fazer sindicâncias de urgência, fazer o trabalho dos confrades do grupo de risco, atender famílias da própria conferência e das demais que são formadas apenas pelo grupo de risco, realizando campanhas de arrecadação. Estão sendo inventivos nas redes sociais com formações, momentos de espiritualidade e outros eventos.
O mundo passa por um momento difícil, e a juventude vicentina respondeu ao chamado de Deus que está em I São João, 2:14 “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a Palavra de deus permanece em vós, e vencestes o Maligno”.
Jovem você não é o futuro, você é o presente de de Deus, parabéns pelo seu dia, por viver sua fé tão intensamente e por ser o Frassati e o Ozanam dos dias de Hoje.Esta pandemia vai passar e vamos nos abraçar e nos amar como família que somos novamente.
“Verso l’alto” (Frassati).
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo
Amanda Dias – Coordenadora da Comissão de Jovens do CMBH