Dia do consumidor: Educação é fundamental
Hoje, dia 15 de março, é comemorado em todo o mundo o Dia dos Direitos do Consumidor. A data foi criada em 1983, baseada em um discurso do Presidente americano John Kennedy, que dizia que todo consumidor tem direito essencialmente à segurança, à informação, à escolha e ao direito de ser ouvido.
O mercado de consumo está em constante mudança. São novos produtos, serviços, plataformas de negócio. Atualmente, se assiste a uma alteração profunda dos negócios, que estão saindo das lojas físicas e migrando para o ambiente virtual.
O consumidor tem, hoje, muitas opções. Enquanto o ambiente virtual facilita a pesquisa de preços, o presencial facilita ter o produto nas mãos, verificar sua qualidade e poder levá-lo imediatamente.
A importância de uma educação do consumidor, que deve refletir, antes da compra, se realmente necessita daquele item: Educação é fundamental, para que o consumidor possa adquirir bens e serviços atendendo seus interesses financeiros, de saúde, de segurança. Além de conhecer os seus direitos, o consumidor precisa saber exatamente o que ele quer adquirir. Qual é o destino desse produto, desse serviço? Atende às suas necessidades? É um produto que tem qualidade, durabilidade? Não vai se arrepender depois quando chegar a fatura para pagar? É bom fazer uma escolha fundamentada e jamais comprar por impulso.
Defesa do consumidor
No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País, que começou com a vigência da Lei Delegada nº 4, de 1962, e se fortaleceu em 1976, com a criação do Procon.
As regras de defesa do consumidor são amplas e podem ser consideradas tanto para os negócios virtuais, quanto para o presenciais
Algumas dicas importantes para se fazer compras pela internet
DESCONFIE
Desconfie de ofertas que estão abaixo do valor de mercado. O risco de cair em um golpe é grande.
VERIFIQUE
Verifique a procedência do site. Observe se é exibido o número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), telefone para contato e endereço físico. Confronte essas informações com as do site da Receita Federal. Antes de comprar pela internet é preciso saber se o site é confiável.
E-MAILS
Guarde e-mails de confirmação da compra e, se possível, dê print screen (gravar a imagem) da página de oferta para garantir que vai receber o mesmo produto.
INFORMAÇÕES SEGURAS
Você tem a própria internet a seu favor. Pesquise nas redes sociais e sites se existem muitas reclamações e depoimentos desfavoráveis do site/empresa no qual você deseja comprar. Atualmente, as pessoas utilizam a internet para expor suas experiências