Deus é jovem!
As pessoas têm medo do novo, de acreditar e renovar, pensam muito mais nas coisas ruins do que nas coisas boas que surgirão. Quando na verdade o próprio Deus disse “Eis que faço nova todas as coisas” (Apocalipse 21,5).
Deus é o que renova, que causa mudanças, é um Deus de revolução, é ousado em tudo o que faz. Deus foi ousado quando tirou seu povo da escravidão do Egito, mostrando ser grande e único Deus, enviando 10 pragas ao Egito (Êxodo 7,1-5), abrindo o Mar Vermelho para a passagem de seu povo (Êxodo 14, 21-28). Fez uma coluna de nuvem e fogo para guiar e acompanhar seu povo no deserto (Êxodo 13,21), além de alimentar seu povo por tantos anos enviando maná (Êxodo 16, 13-14). Derrubou muralhas fortes com cantos e trombetas para que seu povo pudesse habitar (Josué 6,20).
Deus é criativo em seus planos, sempre faz novas as formas para nos ensinar e nos ajudar, podemos ver isso quando Deus para o sol e a lua até seu povo ganhar a batalha, e fez isto durar um dia inteiro (Josué 10,13). Também foi criativo ao sustentar Elias através de corvos que levavam pão e carne para ele (l Reis 17, 6), ou quando para ensinar Jonas a seguir seus planos o fez ser engolido por um grande peixe, após uma tempestade muito forte ao mar (Jonas 1, 17).
Deus se mostra jovem o tempo inteiro, Ele é inventivo e revolucionário, e sua maior prova disso foi quando mandou seu único filho Jesus Cristo como Homem e não como era esperado pelo povo da época, viveu uma vida, mostrou como devemos ser, pregou pelo exemplo e então morreu na cruz, ressuscitou ao 3º dia, e ninguém com espírito envelhecido teria esta coragem.
Papa Francisco em seu livro Deus é jovem explica a Juventude de Deus de forma muito sábia, ele diz que:
Deus é Jovem! Deus é eterno que não tem tempo, mas é capaz de renovar, rejuvenescer-se continuamente e rejuvenescer tudo. As características mais peculiares dos jovens também são suas. Ele é jovem porque faz nova todas as coisas, e ama a novidade, porque se encanta e ama o êxtase; porque sabe sonhar e deseja os nossos sonhos; porque é forte e entusiasmado, porque constrói relacionamentos e nos pede para fazer o mesmo, é social.
Sem sombras de dúvidas Deus tem um espírito Jovem, de mudança, de inovação, de alegria, é sonhador, o que significa que não se deve temer o novo, pois o mesmo vem de Deus, é preciso ser “inventivo ao infinito” (São Vicente de Paulo), para que sejamos mais como Deus, é preciso ser jovem não importando a idade, ser jovem de espírito, para que a Sociedade de São Vicente de Paulo continue crescendo no sonho de “Reunir o mundo em uma rede de caridade” (Beato Antônio Frederico Ozanam).
Consócia Amanda Dias
Coordenadora da Comissão de Jovens | CMBH