Delegado Internacional da Juventude divulga mensagem pelo Dia J
O movimento de juventude da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) brasileira comemora o 50º aniversário neste domingo (19). Ele foi iniciado em São Paulo (SP) após um encontro reunindo representantes juvenis. Em comemoração à data, a coordenação nacional de Jovens da SSVP pede que todas as Unidades Vicentinas promovam neste final de semana o Dia J. Pode ser uma celebração simples feita na própria Conferência; o importante é lembrar da caminhada da juventude, das pessoas que contribuíram com o crescimento do movimento e rezar para que cada vez mais jovens façam parte desta importante “rede de caridade”.
Confira a mensagem traduzida do confrade Karl Michael Hila, Delegado Internacional da Juventude Vicentina:
Mensagem do vice-presidente Internacional da Juventude para a juventude vicentina no Brasil
O Comitê Internacional da Juventude da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), por meio deste servo da Juventude Vicentina, seu vice-presidente internacional da Juventude, felicita a Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil pelos 50 anos de fundação do movimento da juventude vicentina neste domingo, dia 19 de junho de 2016!
Seu aniversário maravilhosamente coincide com o Ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Devido a isso, espero que esta será uma ocasião para comemorar a tua fé e aprofundar o seu relacionamento com Cristo. Considerem-se citados pelo Papa Francisco na sua mensagem para a juventude, datada de 6 de janeiro de 2016: “a igreja está comemorando o ano santo da misericórdia, um tempo de graça, paz, conversão e alegria. É destinado para todos: pessoas de todas as idades, de longe e de perto. Não há paredes ou distâncias que possam impedir o Pai da Misericórdia de alcançar e abraçar-nos. A porta santa já está aberta em Roma e em todas as dioceses do mundo. Este momento cheio de graça também lhes diz respeito, queridos jovens. Eu encorajo vocês a tornarem parte ativa nas celebrações e a perceberem que cada um de vocês é um filho de Deus (CF. 1 João 3:1). Eu gostaria de convidar, um por um, te chamando pelo nome, como Jesus faz a cada dia. Para você saber que seus nomes estão escritos nos céus ” (Lc 10:20) (Mensagem para o Jubileu da Misericórdia, emitida em janeiro de 2016).
Olhando para trás, sobre os últimos 50 anos da participação especial da juventude vicentina na realização de nossas obras para os mais pobres no Brasil, muito sinceramente, posso dizer que foi um longo caminho. Estou muito feliz ao observar que os líderes nacionais, mesmo os últimos presidentes do Conselho Nacional da SSVP no Brasil, também são ex-líderes da juventude, ex-coordenadores nacionais de juventude que ajudaram a moldar o que é agora uma instituição muito vibrante, muito dinâmica e muito criativa. A SSVP no Brasil tem proporcionado grandes oportunidade de formação; profunda e frutuosa experiências ao líderes que vocês têm hoje.
O ano passado foi um ano maravilhoso para mim. Vivi no Brasil e tive a oportunidade de testemunhar pessoalmente o Conselho Nacional que tem o maior número de membros em todo o mundo. E como eu sempre digo: não é para ficar só no Brasil. Compartilhem isso para que todo mundo conheça os trabalhos de vocês.
E com essas palavras proféticas que temos agora eleito o 16º presidente-geral internacional que é da sua terra. Ajudem Renato a usar esse dinamismo da juventude, para que possa servir melhor, com um amor criativo, nossos senhores e mestres, os 30 milhões de Pobres que estamos servindo em 150 países do mundo.
Quando eu estava com vocês no Brasil no ano passado, percebi que, de fato, a juventude vicentina não é apenas algo que pertence ao futuro da nossa sociedade, mas já é uma grande força, um tesouro do presente. Esta é a visão da igreja para os jovens e esta é a visão dos fundadores da SSVP, colocar os jovens na vanguarda.
Deixemos o Espírito Santo abrir nossos corações; que exista uma enriquecedora troca de pensamentos e conhecimentos que contribuam nas melhorias do acompanhamento dos jovens, proporcionando-lhes um verdadeiro encontro com o Senhor .
Como eu gostaria de poder estar com vocês fisicamente nesta celebração, mas tenham certeza de minhas orações sempre, mesmo para além do meu mandato como seu vice-presidente Internacional da juventude que termina em setembro deste ano. Deus abençoe vocês e a minha mais profunda gratidão por todas as grandes experiências que permitiram que eu compartilhasse com vocês.
*Matéria retirada do site da SSVP Brasil