Coordenadora Nacional da Juventude avalia ENJ e apresenta novidades
A Comissão Nacional de Jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNJ/SSVP) organizou entre os dias 10 e 12 de abril o 29º Encontro Nacional da Juventude (ENJ), que foi realizado no Centro de Formação Vicentina, em Belo Horizonte. A coordenadora nacional da CNJ, consócia Érika Ázara, achou positiva a participação de toda juventude vicentina no encontro.
“De fato nós conseguimos movimentar as lideranças. Os jovens debateram, discutiram e apresentaram ideias. Expressaram o que eles sentem, o que eles vivem e, juntos, pensaram em novas ações para motivar o país”, destacou Érika Ázara, em entrevista a rádio Vibrar do Conselho Nacional do Brasil (CNB).
Possíveis alterações no conteúdo do Manual de Comissões de Jovens foram discutidas no ENJ. “Através de debates vimos que não era necessário alterar o manual, já que ele tem várias garantias para o desenvolvimento das atividades da juventude dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo. O que vamos fazer é acrescentar anexos que traz alguns exemplos de ações que as comissões de jovens podem estar fazendo”, explicou Érika Ázara.
Na entrevista, a consócia Érika ainda contou duas grandes novidades para a juventude vicentina de todo o país que vão ser lançadas oficialmente nas próximas semanas: desafio conferências jovens, que consiste em fundar e reativar conferências no ano de 2015. O Conselho Metropolitano que melhor fizer esses trabalhos vai ganhar uma passagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2016, que será realizada na cidade de Cracóvia, na Polônia. O Desafio Jovens Caridosos, lançado no ano passado, não teve ganhador. Outra novidade é que a CNJ fechou uma parceria que vai levar a juventude vicentina para participar da JMJ com um preço mais acessível.
Além desses assuntos, a consócia Érika Ázara falou da motivação com a organização do 2º Fórum Nacional da Juventude Vicentina, que será realizado na Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves, entre os dias 4 e 7 de setembro. “Nós estamos muito animados com o Fórum e queremos, de fato, atingir as bases. A gente quer preparar melhor os jovens confrades e consócias para dar assistências aos pobres”, disse. O site de inscrições para o encontro estará disponível a partir de 11 de maio e será encerrado em 30 de junho.
Que os jovens continuem cada vez mais motivados, compromissados…..