Convite para um bate papo sobre política.
Prezados amigos e amigas, Confrades e Consócias,
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
Agir como Pôncio Pilatos em período eleitoral, e ‘lavar as mãos’ para a política, é o mesmo que condenar o povo – principalmente o mais pobre – a viver em condição de abandono, opressão e miséria pelos próximos 4 anos.
A nossa amada Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) não será usada como palanque eleitoral, no entanto, os vicentinos devem sim discutir sobre o papel transformador da política no processo social. Aliás, apenas por meio dela, conseguiremos garantir que os nossos ‘Mestres e Senhores’, os Pobres, tenham todos os seus Direitos assegurados.
A SSVP é uma instituição apartidária, no entanto, não é uma instituição apática ao sistema. Há registros de que o nosso próprio fundador, confrade Antônio Frederico Ozanam, interessado em combater os problemas da época dele na França, candidatou-se a um cargo eletivo.
O posicionamento dele corrobora com a teoria do Papa Francisco sobre a importância do cristão em se comprometer com a política. “Os leigos cristãos devem trabalhar na política. Dir-me-ão: não é fácil. Mas também não o é tornar-se padre. A política é demasiada suja, mas é suja porque os cristãos não se implicaram com o espírito evangélico. É fácil atirar culpas… mas eu, que faço? Trabalhar para o bem comum é dever de cristão”.
Atenta ao processo eleitoral municipal que ocorrerá em novembro, e com o intuito de entender as propostas dos candidatos que são confrades e consócias, bem como esclarecer o que é e não é permitido no ambiente institucional vicentino, a Sociedade de São Vicente de Paulo promoverá um encontro on-line, dia 15 de agosto, das 14h às 16h.
As inscrições serão realizadas através do link até o dia 13 de agosto
Estão convidados todos os candidatos vicentinos e presidentes de Conselhos Centrais, Metropolitanos e coordenadores do DENOR dos conselhos.
Queremos partilhar nossos anseios em relação à política como principal aliada no combate às causas geradoras da pobreza, contribuindo com nossa missão de promover a caridade plena.
Certos de que contaremos com sua participação, rezamos a Deus que nossas ações visem sempre o bem comum.
Fraternalmente,
CRISTIAN REIS DA LUZ – Presidente/CNB
MÁRCIO JOSÉ DA SILVA – Coordenador DENOR/CNB