Contribuição da Solidariedade: Fiquem atentos aos prazos!
A Contribuição da Solidariedade é uma coleta realizada no primeiro trimestre de cada ano. Os vicentinos são convidados a doar 1% do salário mínimo vigente (R$ 9,54) ou mais se assim puder. O tesoureiro do CNB, confrade Valter Antônio de Araújo, explica: “Nós pedimos que os vicentinos de melhor poder aquisitivo sejam bem generosos com esta coleta, porque há regiões muito carentes, onde os membros da SSVP não têm condições de ajudar”.
O dinheiro é usado para financiar os Projetos Sociais do Conselho Nacional do Brasil (CNB), as ações do Departamento Missionário, em ajuda a Unidades Vicentinas em dificuldades e para fundos de emergência como, por exemplo, em situações de tragédia.
Em 2017, a região metropolitana de Belo Horizonte e a Zona da Mata mineira sofreram grandes consequências devido às chuvas. Obras Unidas destelhadas, vicentinos desalojados e muitas pessoas dessas regiões perderam tudo. Felizmente, graças à Contribuição da Solidariedade, o Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) pôde ajudar as áreas afetadas com um repasse no valor de R$30 mil. Lembramos que a doação só foi possível porque confrades e consócias ajudaram de forma efetiva. Agora, é hora de ajudar novamente.
A coleta deve ser feita até o dia 30 de março. As Conferências precisam repassar o dinheiro arrecadado para o Conselho Particular e este por sua vez, enviará o valor até o dia 30 de abril ao Conselho Nacional, através de um boleto que receberam por e-mail.
Os confrades Cristian Reis (presidente nacional da SSVP) e Valter Araújo pedem que os vicentinos sejam generosos com esta contribuição. “A Contribuição da Solidariedade, além de ser um gesto de obediência, que já é uma virtude, é, sobretudo, vislumbrar a possibilidade de juntos arrecadarmos recursos para beneficiar mais famílias assistidas por meio dos Projetos Sociais, criando possibilidades reais de mudar as estruturas que escravizam os Pobres”. Complementam. “É também a chance de inovarmos e, quem sabe, expandir nosso olhar de caridade para outras frentes de necessidades. Mas tudo isso depende de nós, de cada um de nós, da nossa generosidade e comprometimento com a causa dos mais necessitados”.
Fonte: Redação da SSVPBRASIL