A Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil (SSVP) – por meio do Departamento Nacional de Comunicação (Decom) – promoverá o IX Encontro Nacional de Comunicação da entidade.
O evento será realizado entre os dias 23 e 25 de outubro, no Centro de Acolhida Assunção, no Rio de Janeiro. Já estão confirmadas as presenças de representantes de 30 Conselhos Metropolitanos. Também participa do evento o Delegado Internacional de Comunicação da SSVP, confrade Sebastian Gramajo, que mora na Argentina.
O tema é “A Comunicação Vicentina e a Rede de Caridade no século 21” e tem como lema “Comunicar é servir”. A programação será voltada a discussões sobre técnicas e a importância de comunicar a boa nova que está no serviço prestado a Cristo presente no Pobre.
“Realizaremos treinamentos e oficinas que vão ajudar a melhorar a Comunicação das Unidades Vicentinas e de seus líderes, facilitando o funcionamento de Conferências e Conselhos, aumentando a motivação dos membros e melhorando o serviço prestado aos Pobres e aos necessitados. Também teremos palestras com especialistas”, garante o confrade Thiago Tibúrcio, diretor nacional de Comunicação.
A programação contará com formação sobre ética vicentina e redes sociais; oficinas de fotografia e texto; marketing vicentino; o ano temático “Um olhar de Caridade” e palestra relacionada à “Comunicação com os assistidos”. Outras atividades estão sendo mantidas como surpresa pelos organizadores.
A casa de encontro oferece roupa de cama e banho.
A LOGOMARCA
O Decom lançou hoje a logomarca oficial do encontro. A arte é inspirada em dois elementos que representam o trabalho vicentino e um dos meios de comunicação mais populares atualmente – as redes sociais.
A hashtag (#) é um sinal gráfico usados como forma de categorizar temas em redes sociais. Por exemplo: se você digitar em um site de relacionamentos (tal como o Instagram) a expressão #SSVP, encontrará centenas de imagens – postadas por internautas do mundo todo – que fazem relação ao assunto. Este elemento é muito importante, como forma de integração entre os vicentinos, que têm a oportunidade de conhecer outros membros, além de se inspirarem em ações de promoção social que venham sendo adotadas.
Uma das linhas hashtag da logomarca forma o peixe, símbolo internacional da causa vicentina, que sempre é usado no centro das bandeiras da instituição. Também enfatiza que a comunicação, se bem usada, pode ensinar os assistidos a ‘pescarem o próprio peixe’, se promoverem. Isto é Mudança de Estruturas.
Ainda não se convenceu da escolha da logo? Então, pare e reflita – qual é uma das frases mais famosas de Antonio Frederico Ozanam, principal fundador da SSVP? Resposta: “Eu gostaria de rodear o mundo em uma grande rede de caridade”. Pense em uma rede de pescadores. As tramas não se parecem centenas de hashtags unidas?
O símbolo ainda lembra aos participantes que, quando postarem fotos do evento nas redes sociais, que utilizem a hashtag #ENCOM2015. É uma forma de contribuir com a divulgação do evento, da SSVP e da alegria de servir por meio da comunicação vicentina.
FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL
DESEJAMOS MUITO SUCESSO! SAUDADES… PARTICIPEI EM TODOS OS ENCONTROS HAVIDOS DESDE 2001…