Conselho Geral representa a SSVP em diversos órgãos no Vaticano
A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma entidade autônoma, com suas próprias Regras e procedimentos, mas, como qualquer entidade religiosa, tem estreito relacionamento com a Igreja Católica, atuando juntos pela evangelização dos pobres, pela nossa santificação pessoal e pela construção de um mundo mais justo e irmão.
Para atingir esses objetivos, o Conselho Geral Internacional representa a SSVP em três dicastérios do Vaticano. Veja a seguir uma síntese sobre cada um desses órgãos.
Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral
www.humandevelopment.va
- Foi criado em 2016 pelo Papa Francisco para substituir muitos Conselhos Pontifícios (tais como “Cor Unum”, Justiça e Paz, Pastoral dos Migrantes, Pastoral das Pessoas Deslocadas e Pastoral dos Serviços de Saúde).
- Todas os Presidentes-gerais da Sociedade faziam anteriormente parte do Pontifício Conselho “Cor Unum”, fundado em 1971 pelo Papa Paulo VI e suprimido em janeiro de 2017 pelo Papa Francisco. A participação da SSVP no “Cor Unum” remonta há muito tempo, desde 1983.
- Esta participação continua hoje no novo Dicastério, desde 11 de novembro de 2020, quando o confrade Renato Lima foi nomeado membro desse Dicastério.
- Há muitas reuniões (virtuais e presenciais) que o CGI participa por meio do confrade Renato e de outros representantes, como Antonio Gianfico ou Sebastian Gramajo.
- O cardeal Peter A. K. Turkson é o prefeito.
Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
www.laityfamilylife.va/content/laityfamilylife/pt.html
- Foi criado em 2016 pelo Papa Francisco para substituir dois Conselhos Pontifícios: “Conselho para os Leigos” e “Conselho para a Família” (ambos foram abolidos).
- A SSVP já foi convidada a integrar o antigo Conselho Pontifício para os Leigos em 1974 e sempre foi convidada a participar das reuniões, estando o Presidente-geral presente em muitos eventos e reuniões.
- Neste Dicastério, a SSVP é considerada convidada e o Presidente-geral participou de todas as reuniões para as quais foi convidada.
- O prefeito é o Cardeal Kevin Farrell.
Dicastério para a Comunicação
- O Dicastério da Comunicação foi inicialmente criado sob o nome de “Secretaria de Comunicação”, pelo Papa Francisco na Carta Apostólica “L’attuale Contesto Comunicativo”, publicada em 27 de junho de 2015.
- A esta instituição da Cúria Romana foi confiada a tarefa de reestruturar “toda a realidade da qual, de diferentes maneiras, até hoje, tratou da comunicação”.
- O Prefeito Paolo Rufino, que é um leigo, convidou o Presidente-geral como observador, desde 2019.