Conselho Geral realiza a Plenária de 2021 em Madri
O evento será, novamente, virtual por causa da pandemia
Pelo segundo ano consecutivo, por conta das restrições advindas da crise sanitária internacional, o Conselho Geral Internacional realizará sua PLENÁRIA ANUAL de forma remota.
O evento será promovido em Madri (Espanha), nos dias 11 e 12 de setembro de 2021, com a presença dos membros da diretoria, apenas.
Em ambos os dias, a plenária começará às 13 horas e se encerrará às 17 horas (fuso horário da França). A reunião será transmitida pela Ozanam TV, como acontece em todos os anos, desde o início deste mandato, ampliando a transparência e o diálogo entre o Conselho Geral e as bases vicentinas.
A reunião anual é uma formalidade prevista da Regra e nos Estatutos da Confederação Internacional da SSVP, além da legislação francesa, e reúne as principais lideranças mundiais da nossa Sociedade, para a discussão e aprovação de matérias muito importantes.
Estão convocados para a plenária os presidentes nacionais dos Conselhos Superiores que fazem parte do Comitê Executivo Internacional (CEI) e os membros da Seção Permanente (diretoria do Conselho Geral e os Vice-presidentes Territoriais Internacionais – VPTIs).
No evento, serão discutidos e aprovados diversos relatórios relativos ao ano de 2020, como o “Informe Moral do Presidente-geral”, “Prestação de Contas do Tesoureiro-geral” e “Relatório Operacional da Secretária-geral”, entre outros documentos.
Também será assinado um acordo de cooperação com o MISEVI (Missionários Leigos Vicentinos), um ramo da Família Vicentina, com foco no compartilhamento de experiências, formação e eventos conjuntos. A medalha “Caridade na Esperança” será concedida à organização “Ajuda à Igreja que Sofre”, (ACN) pelo trabalho humanitário realizado em prol dos mais necessitados pelo mundo. Na plenária, serão votadas ainda diversas resoluções.
Além da plenária, haverá a reunião da diretoria internacional no dia 9 de setembro, e o encontro anual dos Vice-presidentes Territoriais Internacionais no dia 10 de setembro. Terminados todos os eventos, com a graça de Deus, o 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, pretende fazer uma visita a algumas cidades espanholas para conhecer o trabalho vicentino, além de Gibraltar.
“Se Deus quiser, nos anos seguintes a nossa plenária voltará a ser presencial. Dependemos unicamente das vacinas e da abertura das fronteiras, pelos países. Vivemos tempos novos, e teremos que nos adaptar às novas realidades, mas cumprindo corretamente com as exigências legais”, opinou o Presidente Renato Lima de Oliveira.
Convidamos os confrades e consócias do mundo inteiro a rezarem pelo êxito da reunião plenária de Madri 2021, e que todos possam acompanhar, ao vivo, os debates e as decisões que lá serão tomadas.
Que Deus nos abençoe.