Conselho Geral promove a Assembleia “Toda África” em Nairobi
O último evento dessa natureza ocorreu em 2015
Entre os dias 20 e 23 de julho, a cidade de Nairobi, capital do Quênia, sediará a 2ª Assembleia “Toda África” (em inglês: “All Africa Assembly”), que reunirá todos os presidentes dos Conselhos Superiores da SSVP dos 41 países africanos, além de representantes do Conselho Geral e convidados especiais. O tema central do encontro é “Servindo em uma África de mudanças”.
O evento acontece na Casa de Retiros “Dimesse”, que pertence à Congregação das Irmãs Dimesse Filhas de Maria Imaculada (ou simplesmente “Irmãs Dimesse”), de raiz franciscana. A palavra “Dimesse” significa “pessoas despojadas, humildes, menores”.
Um dia antes (19 de julho), o 16º Presidente-geral Internacional, confrade Renato Lima, terá um encontro com os confrades e consócias do Quênia, ocasião em que dirigirá uma mensagem especial na qual discorrerá sobre os projetos e iniciativas em marcha pelo Conselho Geral. Haverá, ainda, uma visita de cortesia ao bispo da Diocese de Ngomg, Dom John Oballa Owaaa.
No primeiro dia do evento (20 de julho), a agenda prevê a celebração da santa missa por Dom Philip Anyolo, arcebispo de Nairobi, uma cerimônia de abertura com diversos discursos e duas palestras: “Carisma Vicentino” (padre Humpreys Makokha, CM) e “Progressos desde a última assembleia em 2015” (confrade Joseph Makwinja, 1º Vice-presidente Geral Adjunto).
O segundo dia (21 de julho) terá, além da santa missa, várias palestras e debates a respeito da realidade da SSVP nos diversos países africanos, sobre os refugiados e sem-teto, cuidados com a saúde e a situação atual da juventude. Todos os participantes serão convidados a expressarem suas opiniões e ideias sobre como a SSVP pode melhorar sua atuação para servir melhor aos pobres. Também será celebrada uma santa missa.
No dia 22 de julho, haverá palestras sobre liderança, comunicação e boa governança. Os Vice-presidentes Territoriais coordenarão uma sessão de debates com os presidentes nacionais sobre os problemas e desafios da região, buscando apontar soluções e caminhos alternativos. O confrade Renato Lima, neste dia, fará uma apresentação especial para os presentes, a respeito das realizações do Conselho Geral desde 2016, data de início do atual mandato. Haverá, ainda, nova celebração eucarística neste dia.
No último dia (23 de julho), a agenda prevê a visita a lugares vicentinos e turísticos da região, num oferecimento do Conselho Nacional do Quênia. Após o evento, o confrade Renato Lima inicia sua visita a dois países lusófonos africanos: Angola e São Tomé & Príncipe (mais detalhes em breve).
O Conselho Geral agradece imensamente ao confrade Urbanus Muthai, presidente nacional, e competente equipe, pela organização logística do evento. Também agradecemos aos diversos Conselhos Nacionais, fora da África, que colaboraram com doações econômicas para viabilizar os gastos de passagem aérea de muitos dos participantes.
Pedimos as orações de todos pelo êxito, e que o Bom Deus abençoe a Assembleia “Toda África”.