Conselho Geral está em festa: celebra 15 anos da Regra e da Confederação
Em 18 de outubro de 2003, em Roma, realizou-se uma Assembleia da Sociedade de São Vicente de Paulo, onde a rede de caridade que Federico sonhou se tornou, de fato, numa Confederação Internacional, com uma Regra moderna que devemos conhecer, cuidar, amar e seguir.
Até 2003, o Conselho Geral não era legalmente uma entidade internacional, sendo uma associação francesa. Ou seja, não havia vínculo legal entre as diferentes Sociedades no mundo.
Com a nova Regra, na segunda parte, os artigos estabeleceram a Confederação Internacional como uma entidade de direito francês composto por diferentes Conselhos Superiores. Tais Conselhos devem solicitar voluntariamente sua adesão à Confederação e estabelecer seus estatutos internos, como prevê a terceira parte da Regra.
Esta Confederação produziu frutos em abundância nesses 15 anos, e hoje temos um organização verdadeiramente global, sempre próxima da Família Vicentina, que ajuda às pessoas que sofrem em todo o mundo, por meio de Conferências, Conselhos, Obras e jumelage (Ajuda Fraterna Internacional), levando a assistência humanitária de emergência a locais que padecem com desastres naturais.
Tudo isto é possível através de uma gestão prudente e com generosas doações provenientes dos Conselhos Superiores. O mandato atual gerou inúmeras inovações, como os mecanismos de transparência, a criação do serviço de Ouvidoria Geral, os Anos Temáticos sobre os sete fundadores e as transmissões ao vivo das reuniões, entre outras conquistas.
A Confederação e a Regra, hoje, são gratas realidades para a vida cotidiana das Conferências e dos Conselhos Vicentinos, sempre “servindo na esperança”. Agradecemos aos nossos predecessores, liderados pelo presidente Torremocha, que aperfeiçoou a SSVP com a nova Regra e a criação da Confederação. Muito obrigado a vocês!
Fonte: Redação SSVP Internacional