Conselho Geral da SSVP lança Guia Rápido das Conferências Vicentinas
Na tarde de ontem (04) o Conselho Geral Internacional (CGI) da Sociedade de São Vicente de Paulo lançou o guia rápido para orientar o trabalho das Conferências. A consócia Marisa Téllez Álvarez foi a responsável pela coordenação da produção do material.
Segundo o CGI a Vice-presidência de Formação e Treinamento do Conselho Geral Internacional apresentou o pequeno “Manual da Conferência”, em quatro idiomas, para que todo confrade e consócia possa conhecer e servir melhor à SSVP. Destaca ainda que o manual foi feito levando em consideração não só a Regra, mas também a leitura dos diferentes textos que tratam da Sociedade de São Vicente de Paulo, como a biografia dos sete fundadores, as mensagens dos Presidentes Gerais, além da tradição, da história e da alma vicentinas, coletadas através de todos os países membros da Confederação.
A nossa consócia Marisa Téllez (Vice-presidente de Formação e Treinamento) reforça que o desejo é facilitar o dia-a-dia das conferências.“Este manual deseja orientar as Conferências do mundo inteiro sobre o dia a dia do vicentino, o seu papel como cristão e batizado, da importância das visitas e da oração diária, além das boas práticas que devem ser prioridade dentro das nossas Conferências”.
O Manual é um trabalho coletivo, coordenador pela Vice-presidência Internacional na qual participaram os membros da Mesa do Conselho Geral Internacional, e foi enriquecida com sugestões enviadas por vários Conselhos Superiores. “O documento é um primeiro passo; é um manual aberto e dinâmico para que, num futuro, possa ser melhorado e ampliado conforme o espírito da Regra e dos Estatutos que governam a Confederação”, salientou a consócia Marisa Téllez.
Para o confrade Renato Lima, 16º Presidente Geral, a formação é prioridade número 1 na Sociedade de São Vicente de Paulo. “A formação é tão importante para o Conselho Geral Internacional que, na lista dos 10 pontos do planejamento estratégico, ocupa a primeira posição (“Formação permanente e para todos os membros”). É graças à boa formação vicentina que os confrades e consócias podem aperfeiçoar a sua dupla missão: a santificação pessoal e a caridade junto aos que sofrem. Sem uma formação adequada, nenhuma dessas dimensões poderá ser atingida”.
Clique abaixo para baixar o conteúdo do “Manual da Conferência”. Boa leitura!