Conselho Geral colabora com a Catedral de Notre Dame de Paris
Ozanam foi beatificado pelo Papa São João Paulo II neste lugar, em 1997
Em 15 de abril de 2019, houve um grande incêndio que destruiu parte considerável da Catedral de Nossa Senhora de Paris (Notre Dame). Graças a Deus, nem a capela de São Vicente de Paulo nem a placa comemorativa da beatificação de Antônio-Frederico Ozanam foram afetadas. Contudo, os danos foram imensos para a Catedral.
Nesses anos de reconstrução, uma grande campanha de arrecadação de donativos foi iniciada pela Santa Igreja através da Fundação Notre Dame. Para colaborar nesta campanha, o Conselho Geral está destinando 5.000 euros para constante limpeza e manutenção da placa alusiva a Ozanam.
“É evidente a estreita relação entre a Catedral de Notre Dame e a nossa Sociedade, pois foi ali que, em 1997, São João Paulo II declarou beato a Ozanam. É um templo católico muito significativo para todos nós. Portanto, ajudar na recuperação da Catedral de Notre Dame é, acima de tudo, um dever moral de todos nós, vicentinos”, considerou o confrade Renato Lima, 16º Presidente-geral Internacional.
No último dia 3 de março, o Presidente-geral foi recebido pelo Vigário-geral da Arquidiocese de Paris, Monsenhor Michel Gueguen (detalhe na foto), que também é o secretário da Fundação Notre Dame, criada pela Santa Igreja que recolher fundos para a reforma do local. Foi uma visita muito simpática, na qual nosso Presidente-geral externou nossa admiração e gratidão.
Também no dia 8 de dezembro do ano passado, o Presidente-geral e a consócia Marie-Françoise Salesiani-Payet (Secretária-geral) participaram de uma cerimônia em frente à Catedral, ocasião em que o General Jean-Louis Georgelin, nomeado pelo presidente Emmanuel Macron para executar a reconstrução do local, atualizou sobre o estágio das obras. Estima-se que a reforma completa da catedral termine em 2024, provavelmente por ocasião dos Jogos Olímpicos.