Conselho Central Belo Horizonte comemora o seu centenário
Centenas de confrades e consócias estiveram presentes na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem para comemorar uma data muito especial: os 100 anos do Conselho Central Belo Horizonte da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Este foi um momento especial para o primeiro Conselho da SSVP na cidade de Belo Horizonte. Ele foi fundado em 21 de agosto de 1916, e instituído em 16 de dezembro de 1935 com a denominação inicial de Conselho Central Diocesano de Belo Horizonte da Sociedade de São Vicente de Paulo, passando a sua denominação para Conselho Central de Belo Horizonte da Sociedade de São Vicente de Paulo, em 04 de agosto de 1969.
Atualmente, 48 conferências, oito Conselhos Particulares e nove Obras Unidas fazem parte do Conselho Central.
Sobre as comemorações:
A data escolhida foi 21 de agosto de 2016, dia exato da fundação do Conselho Central de Belo Horizonte (CCBH) ocorrido em 1916.
A Igreja da Boa Viagem, local onde a primeira conferência vicentina de Belo Horizonte se reuniu, ficou repleta de convidados, vicentinos e do clero. A Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo Centenário do CCBH foi presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e concelebrada pelos padres Célio Dell’Amore e Marcelo Silva.
Durante a celebração dom Walmor ressaltou a importância da educação no processo formativo e social da população, destacando os exemplos de São Vicente de Paulo e do Beato Ozanam. Agradeceu imensamente o trabalho vicentino realizado, especialmente na Arquidiocese de Belo Horizonte, e parabenizou os membros do Conselho Central de Belo Horizonte, desejando que mais pessoas se engajem nesta causa, não por números, mas pelo carácter educativo e transformador de fazer o bem.
Após a Santa Missa, no Salão de Eventos da Boa Viagem, foi realizado a Assembleia Festiva que contou com a presença dos ex-presidentes do Central Belo Horizonte; presidentes dos Conselhos Centrais vinculados ao Conselho Metropolitano de Belo Horizonte, dos Conselhos Particulares e das Conferências do CCBH. A presença expressiva da família vicentina durante a cerimônia deixou ainda mais belo este dia que relembra a história da Sociedade de São Vicente de Paulo, mais de 150 pessoas estiveram presentes durante as festividades.
Na Assembleia Festiva foram relembrados a história do então Conselho Central Diocesano de Belo Horizonte, atual CCBH, e do imenso trabalho realizado pelos vicentinos nas Obras Unidas (Creches, Educandários, Casas de Saúde, Centro de Convivência, Lares de Idosos e Abrigo para Moradores de Rua) em favor dos pobres, sempre auxiliado pelos funcionários que trabalham nestas obras.
O confrade José Marcos Ramos, tesoureiro do CMBH, atendendo ao pedido do novo presidente eleito do Conselho Geral Internacional, Renato Lima de Oliveira, proferiu a leitura da homenagem enviada em ocasião do Centenário do Central Belo Horizonte.
Finalizando a manhã foi servido o coquetel de comemoração aos 100 anos, deste que foi o precursor dos demais Conselhos Centrais que compõem o Conselho Metropolitano de Belo Horizonte.