Consagração da Ermida da Padroeira e dedicação do altar: 15 de dezembro
Como já publicado anteriormente, dom Walmor, arcebispo de Belo Horizonte, no dia 19 de novembro, anunciou durante a peregrinação de moradores de rua ao Santuário, que as Igrejas do Santuário Nossa Senhora da Piedade, foram elevadas a basílicas, após reconhecimento do Papa Francisco.
Mas, o que muda?
Basílicas são Igrejas ligadas diretamente à missão do Papa e reconhecidas pelo Vaticano, por exercerem significativa influência no território em que estão inseridas. Geralmente, essas igrejas são grandes edificações, capazes de receber muitos fiéis. Isso faz com que a Ermida da Padroeira, se torne ainda mais especial e singular, pois, é a menor basílica do mundo!
A igreja, construída no século 18, Ermida da Padroeira de Minas Gerais, que integra o complexo arquitetônico do Santuário Nossa Senhora da Piedade, será consagrada basílica, amanhã (15 de dezembro), às 15hrs, durante uma Missa celebrada por dom Walmor. A celebração inclui o rito de dedicação do altar da Igreja, que passa a se chamar Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica da Piedade.
Site: Arquidiocese de Belo Horizonte