Conheça um pouco mais sobre os candidatos a presidência internacional da SSVP
Acontece em Roma entre os dias 5 e 8 de junho a Assembleia do Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, quando será conhecido(a) o(a) novo(a) presidente da SSVP no mundo. Um fato é verdade: ela ou ele será brasileiro.
A consócia Maria Geralda Ferreira (Conselho Metropolitano de Belo Horizonte-MG) ou o confrade Renato Lima de Oliveira (Conselho Metropolitano de Brasília-DF) se torna o (a) novo (a) presidente internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) neste domingo , dia 5 de junho.
Na edição de abril, da Revista Vicentina Adoremos os dois candidatos concederam entrevista falando sobre a vivência deste novo chamado de Deus. Elevemos ao Pai nossas preces para que aconteça o melhor para nossa SSVP, sobretudo para os pobres – razão da existência da Sociedade de São Vicente de Paulo.
O anúncio do nome do(a) eleito(a) deve acontecer próximo das 13h30 (horário de Brasília), do domingo, 5 junho. O (a) presidente eleito (a) só fará o discurso oficial na terça-feira (7), às 11h30 (horário de Brasília). Já no dia 08, quarta-feira, o(a) presidente eleito(a) e os demais membros da assembleia terão uma audiência pública com papa Francisco, no Vaticano.
CONFIRA A ENTREVISTA A REVISTA VICENTINA ADOREMOS
CSC. MARIA GERALDA FERREIRA
Conhecida como Ada Ferreira, faz parte do Conselho Metropolitano
de Belo Horizonte reside na capital mineira. Participa da Conferência
Santa Bernadete de Lourdes, do Conselho Central Nossa Senhora
Aparecida. Atualmente é a Coordenadora da Zona 2.
Revista Adoremos: COMO FOI A DECISÃO PARA ATUAR COMO CANDIDATA AO CGI?
A principal beleza do nosso trabalho está no dia a dia da Conferência que nos permite o contato direto com os nossos assistidos, no entanto, o trabalho administrativo também é importante para se garantir que as melhores iniciativas sejam empreendidas em favor Deles, os Pobres, que são a única causa da existência da nossa instituição. E é por tentar fazer mais pelas pessoas vítimas das mazelas sociais nas diversas partes do mundo que eu me senti motivada a participar do processo eleitoral do Conselho Geral Internacional (CGI), logo que recebi mensagens de Conselhos Nacionais de outros países incentivando a minha candidatura.
Revista Adoremos: QUAIS SUAS EXPECTATIVAS E DEIXE UMA MENSAGEM
Peço licença para citar uma frase de nosso fundador, Antonio Frederico Ozanam: “É a caridade que faz germinar a confiança e, com esta, a coragem, fazendo desaparecer a visão de nós mesmos”. Enfatizo: meu interesse não é movido por vaidade e, sim, pelo desejo de fazer mais pelos Pobres. Dedicarei o melhor de mim, sempre pedindo as luzes do Espírito Santo e a condução da Virgem Maria. Acredito muito que precisamos resgatar a nossa espiritualidade vicentina, apresentar Frederico Ozanam e os amigos dele como pessoas que, mesmo com todas as diferenças, souberam superar os conflitos.
CFD. RENATO LIMA DE OLIVEIRA
Participa da Conferência São Francisco de Assis, do bairro da Asa Norte,
em Brasília (DF), área do Conselho Central Divino Espírito Santo (do
qual já foi presidente) e do Conselho Metropolitano de Brasília. Atualmente
é Vice-presidente Territorial Internacional América 3 (América
do Sul) e membro efetivo da Seção Permanente do CGI.
Revista Adoremos: COMO FOI A DECISÃO PARA ATUAR COMO CANDIDATO AO CGI?
Para ser candidato nas eleições de presidente do Conselho Geral, é preciso que os Conselhos Nacionais proponham nomes de vicentinos ativos há mais de 15 anos, e com menos de 65 anos de idade. Eu tive a alegria de receber 12 indicações vindas de países bem distantes, como Índia e Bangladesh, por exemplo. Fiquei muito honrado com a indicação gentil dessas nações e a aceitei de bom grado, considerando na verdade que é Deus quem fará a escolha do candidato mais adequado.
Revista Adoremos: QUAIS SUAS EXPECTATIVAS E DEIXE UMA MENSAGEM
Se eleito, espero dar continuidade às boas gestões que o Conselho Geral vem tendo nos últimos anos, aprimorando processos e atingindo melhores resultados. Temos muitos desafios, e somente com uma equipe versátil e comprometida é que atingiremos esse objetivo. Pretendo também levar para o CGI as experiências bem-sucedidas do Brasil, especialmente em termos de juventude, formação e comunicação. Peço as orações de todos os brasileiros nesta eleição, e que Deus escolha a pessoa mais adequada.