Conheça o tema dos vicentinos para 2019
Todo ano, a Assessoria Espiritual do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP), escolhe um assunto para ser estudado pelas conferências e conselhos de todo país.
Neste ano, “Contra as pobrezas agir juntos” foi o tema das reflexões vicentinas. Até o dia 31 de dezembro, ele ainda deverá ser levado em consideração. Mas, a partir do dia 1º de Janeiro de 2019, os confrades e consócias ganham um novo tema para ser trabalhado: “Mestres e Senhores”.
Deste dia em diante, serão publicados diversos materiais que facilitarão o estudo e entendimento a respeito da expectativa do CNB a respeito do novo tema.
Nesse último sábado (1º) houve o lançamento da carta explicativa do ano temático, durante a reunião ordinária do Conselho Nacional, que foi realizada na área do Conselho Metropolitano de Olinda e Recife (PE). CLIQUE AQUI para ler o documento na íntegra.
Abaixo, partes importantes e explicativas extraídas da carta, assinada pelo padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), assessor Espiritual do CNB; pelo confrade Cristian Reis da Luz, presidente nacional da SSVP; e pelos vices: Elisabete Maria de Castro, Neusa Gomes de Araújo e Luis Ricardo Roncaglia.
MESTRES E SENHORES
“Os Pobres que são nossos Mestres e Senhores! Ozanam reconheceu isso com uma profunda espiritualidade: ‘Os Pobres, nós Os enxergamos com os olhos da carne. Eles estão aí! Podemos tocar o dedo em suas chagas: aqui a incredulidade não é mais possível – É preciso cair de joelhos aos seus pés e gritar: MEU SENHOR E MEU DEUS! Vocês são nossos Mestres e seremos Seus Servos. Vocês são para nós imagens sagradas do Deus que não enxergamos. Não podendo amá-Lo de outro jeito, nós O amaremos em vocês”.
UNIDADE
“O serviço aos Pobres, nossos Mestres e Senhores, faz com que a SSVP seja um só rosto e uma só força a viver o amor e a caridade numa sociedade excludente e capitalista”
CARACTERÍSTICA VICENTINA
“O confrade e a consócia que não abrem mão de viver o Carisma Vicentino serão sempre pessoas livres, desapegadas, renovadas, rejuvenescidas e inseridas. Pessoas que por onde passam transbordam alegria, vida, fraternidade; cheiram o jeito de Ozanam e seus companheiros”.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL / adaptado pelo Decom/CMBH