Confira como foi a 46ª Romaria Nacional dos Vicentinos a Aparecida
O último fim de semana foi mais um momento histórico para a riquíssima história da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil. Milhares de vicentinos compareceram a Aparecida do Norte, em São Paulo, terra da Mãe Aparecida, padroeira de nosso Brasil, para participar da 46ª Romaria Nacional dos Vicentinos a Aparecida. Mais uma vez, com o apoio maciço dos confrades e consócias, pode-se comprovar que este é sim o maior evento Vicentino do mundo!
A concentração de Vicentinos já era grandes na véspera do evento e aumentou ainda mais no dia 30 (sábado), 1º dia da Romaria. O Conselho Metropolitano de Belo Horizonte ajudou massivamente nestes números. Cerca de 90 ônibus saíram da Região Metropolitana de Belo Horizonte em direção a Aparecida do Norte.
Durante todo o dia 30, os Vicentinos puderam participar de diversas atividades e workshops disponíveis em Aparecida. Confira um resumo de como foi a Romaria com as informações do Conselho Nacional do Brasil.
VIA-SACRA
Confrades e consócias usando camisetas da SSVP de diversas partes do país foram até o Morro do Cruzeiro, totalizando no local uma média de 5 mil pessoas. Lá se iniciou a recordação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, relacionada com o ano temático da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), que é ‘Um olhar de caridade’. “Vivemos hoje em um mundo que promove a exclusão e condena milhares de pessoas ao sofrimento e à morte. Em seu tempo, São Vicente, vendo o abandono social e pastoral dos Pobres, percebeu que o pobre povo se condena e morre de fome. No rosto desfigurado do Pobre, São Vicente descobriu o rosto de Cristo, a quem devemos amar e servir”, comentou o padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), assessor Espiritual do CNB que, junto com a Comissão de Jovens, organizou a via-sacra.
Aos pés do Morro do Cruzeiro, que tem uma altitude de 685 metros, a presidente nacional da SSVP, consócia Emília Fernandes Figueiró Jerônimo comentou sobre a alegria em receber os romeiros vicentinos. “A Casa da Mãe Aparecida acolhe com muito amor todos nós vicentinos. Que vocês vivam experiências maravilhosas nesta festa tão importante para a SSVP’. O evento contou com as participações de Dom Dimas e Dom Mariano.
Em seguida, foi iniciada a via-sacra. Os confrades e consócias percorreram 16 Estações. Ao final da peregrinação, no alto do Morro do Cruzeiro, os participantes celebraram a ressurreição de Cristo na última Estação.
ATIVIDADES PARA CRIANÇAS ADOLESCENTES E JOVENS VICENTINOS
Na tarde do primeiro dia da Romaria, dois eventos aconteceram simultaneamente no Centro de Eventos “Padre Vítor Coelho de Almeida”. Uma delas foi voltada para o público infanto juvenil. A coordenação nacional de Conferências de Crianças e Adolescentes preparou um momento de brincadeiras, espiritualidade e distribuição de brindes. Para a responsável, consócia Andreza Bersi, esta é uma oportunidade de “valorizar nossas crianças e adolescentes. Superou as expectativas. Ano que vem esta atividade entra para a programação oficial da festa”. A iniciativa agradou o público-alvo e os pais.
O outro evento foi o Workshop que celebrou os 50 anos do movimento de juventude na SSVP. O movimento começou em 1966, quando membros começaram a articular atividades voltadas para a juventude na área do Conselho Metropolitano de São Paulo. Logo, se espalhou pelo Brasil e, em 1974, no mandato do confrade José Mendes Lira (presidente nacional da SSVP na época), foi nomeado o primeiro coordenador nacional de Jovens, confrade Hugo Francisco Santos.
Os jovens que estiveram presentes no evento puderam acompanha toda a história da juventude vicentina através deste Workshop também promovido no Centro Eventos “Padre Vítor Coelho de Almeida”. Foi uma oportunidade muito importante de avaliar os avanços e desafios das Comissões de Jovens, em um bate-papo com ex-coordenadores.
RENOVAÇÃO DOS VOTOS
Toda a programação da Romaria Nacional culmina com a Festa Regulamentar em honra ao bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam. Isso não foi diferente na manhã do dia 1º de maio. Desde 1972, confrades e consócias renovam anualmente o compromisso de servir à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) por meio dos Pobres. Existe uma oração prevista no artigo 22, Inciso I e Artigo 23 da Regra (principal documento dos vicentinos) para ser feita neste dia especial.
A oração evidencia a importância dos ensinamentos de Vicente de Paulo e Ozanam ao invocar: “Ó Deus, Todo-Poderoso que, sem nenhum mérito de minha parte, me chamastes a participar como obreiro vicentino, a exemplo de São Vicente de Paulo e de Ozanam, consagro a Vós minhas ações de graça pela escolha”. Ela foi conduzida pela presidente nacional da SSVP, consócia Emília Fernandes Figueiró Jerônimo que estava no palco junto aos presidentes de Conselhos Metropolitanos do país, e repetida pelos vicentinos presentes ao evento que, em coro, disseram: “Prometo fidelidade na distribuição do pão da palavra e do pão que alimenta. Prometo, em espírito de humildade e por amor, obedecer ao Regulamento da Sociedade de São Vicente de Paulo e ser obediente à hierarquia de nossa Organização, gerando, assim, mais união e fraternidade entre nós”.
Antes da renovação do compromisso vicentino, aconteceu apresentação artística com o grupo Menino Jesus (da cidade de São João do Oriente-MG, Conselho Metropolitano de Caratinga), alertando os vicentinos a estarem sempre atentos a todas as mazelas sociais que oprimem a população pobre. Também houve uma dança da Conferência Nossa Senhora Aparecida (do Cm Uberaba), homenageado a Padroeira do Brasil. Ainda teve a formação sobre o ano temático “Um olhar de caridade”, conduzida pela consócia Neusa Gomes (segunda vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil).
De acordo com a equipe de Segurança do Santuário Nacional, cerca de 8 mil pessoas estiverem no Centro de Eventos “Padre Vítor Coelho de Almeida” nesta manhã.
SANTA MISSA
Durante todo o fim de semana, confrades e consócias participaram de momentos de formação, espiritualidade, históricos e culturais. A última atividade foi a celebração da Santa Missa no Centro de Eventos “Padre Vítor Coelho de Almeida” pelo padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão), assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil. É a primeira vez na história que um padre vicentino é o celebrante, porque o Estatuto do Santuário prevê que apenas bispos e Redentoristas celebrem nas imediações do templo religioso. A autorização foi dada pelo padre João Batista de Almeida (reitor do Santuário). O ato reforça a comemoração pelo “Ano de Colaboração da Família Vicentina, celebrado em 2016, quando as instituições criadas por São Vicente de Paulo e/ou inspiradas nele são convidadas a agir em conjunto no combate à pobreza; também dá protagonismo aos ramos vicentinos.
Aos vicentinos, padre Alexandre passou a seguinte mensagem. “A nossa Romaria é um momento importante para reforçarmos o nosso compromisso de servidores daqueles que estão em situação de abandono e miséria. Vocês cuidam dos Pobres. Vicentinos, nunca desistam! Jamais deixem de partilhar seus talentos e dons com os Pobres; não desistam de acreditar que a SSVP é uma estrada segura para se alcançar a santidade”.
Também foi divulgada a data da 47ª Romaria Nacional dos Vicentinos a Aparecida. Acontecerá nos dias 1º e 2 de abril de 2017.
Confira algumas fotos do evento.
*Os textos e informações foram retirados do site da SSVP Brasil e adaptadas pelo DECOM/CMBH