Conferência Vicentina do Vaticano é destaque no jornal L’Osservatore Romano
O jornal L’Osservatore Romano é o meio de comunicação oficial da Santa Sé há 160 anos, de grande prestígio e ampla leitura por toda a Igreja Católica, especialmente lideranças eclesiásticas e autoridades vaticanas.
Na edição do domingo, dia 9 de agosto passado, sob o título “Na linha de frente do acolhimento aos peregrinos”, a publicação traz uma ampla entrevista com o confrade Stefano Milli, presidente da Associação São Pedro e São Paulo, cujo braço social é a Conferência São Pedro, presidida pelo confrade Sérgio D’Alessandro.
Vale a pena ler a entrevista, que está em italiano. Nela, Stefano comenta que, com a reabertura da Basílica vaticana e o retorno das celebrações religiosas, os peregrinos e refugiados estão, a cada dia, chegando em maiores quantidades, e juntamente com eles, surgem também muitas famílias pobres, que são atendidas pela Conferência com roupas, alimentos e pequeno apoio econômico. Na entrevista, o confrade Stefano traça um balanço da atividade social das entidades caritativas que atuam no Vaticano, com destaque para a SSVP.
A Conferência São Pedro foi recentemente visitada pelo confrade Renato Lima, 16º Presidente-geral da SSVP, em companhia do confrade Antônio Gianfico, presidente da Federação Italiana da SSVP. Na entrevista, Stefano recorda, com alegria, o momento dessa visita, destacando que o Presidente-geral entregou a Carta de Agregação ao grupo, uma relíquia de Ozanam, uma medalha, a bandeira oficial da SSVP, e alguns livros e manuais. O assessor espiritual da Conferência é o monsenhor Joseph Murphy, que também encontrava-se na cerimônia de janeiro passado, e fez um discurso sobre o binômio “oração e caridade”, que é a marca registrada da SSVP.
O serviço solidário da Conferência São Pedro e da própria Associação São Pedro e São Paulo é uma bênção divina. “Meus sinceros agradecimentos à Conferência e à Associação pelos relevantes serviços sociais e solidários prestados à Igreja e, sobretudo, aos necessitados que recorrem à caridade vicentina no Vaticano para aliviar seus sofrimentos, materiais, morais e espirituais. Deus seja louvado! A Confederação Internacional da SSVP rejubila-se com a presença da Conferência São Pedro em nossos quadros associativos. Parabéns!”, enfatizou o confrade Renato Lima.
Clique aqui para ler a entrevista.