Conferência realiza projeto de inclusão social a partir de cursos de informática para seus assistidos
Os membros da Conferência Santa Terezinha, em Barroso (MG), ficaram imensamente felizes ao indicarem um assistido para uma vaga de trabalho e ajudá-lo na promoção social. Infelizmente o assistido não pôde começar no emprego porque não tinha um curso de informática. Então, os participantes da Conferência tiveram uma brilhante ideia que ajudaria os Pobres atendidos pela SSVP a terem as mesmas oportunidades que as outras pessoas têm.
Como a sociedade está cada vez mais digital, resolveram criar o projeto “Informatizando o Saber”. Com a ajuda de R$ 9,5 mil de doação do Conselho Nacional do Brasil (CNB), outros Projetos Sociais e vários voluntários, o projeto oferece aula de informática de segunda a quinta-feira, para pessoas entre 15 e 59 anos. Acolhem a 60 assistidos e estes ganham transporte, alimentação e dicas de como construir uma boa imagem para o mercado de trabalho.
“Não adianta só a gente dar a cesta; nossos assistidos precisam aprender a caminhar sozinhos e o fato de não conseguirem operar um computador era um dificultador. A inclusão digital é uma forma de melhorar o currículo deles”, conta o confrade Albino Luciani, um dos idealizadores do projeto.
Luciani afirma que muitos assistidos já conseguiram emprego. As aulas, além de um diferencial competitivo, têm sido uma forma de melhorar a autoestima dos alunos. “Tem sido uma oportunidade significativa para cada um, contribuindo no empoderamento deles. Estamos dando oportunidades a quem a vida não tinha dado antes”, afirma o vicentino.
Aos Projetos Sociais do CNB, Luciani é só gratidão. “A Mudança de Estruturas (promoção social) é possível e os Projetos Sociais são o caminho”.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL / Adaptado pelo DECOM/CMBH