Concurso cultural – jovens vicentinos comprometidos com a educação de qualidade para o combate da pobreza
O Comitê Internacional de Jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo está convencido de que quando os jovens se comprometem com um propósito maior, eles são capazes de grandes e maravilhosas ações, por isso estamos lançando oficialmente o CONCURSO CULTURAL – JOVENS VICENTINOS: COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA O COMBATE DA POBREZA.
O tema Educação de Qualidade está presente no Objetivo 4 do pacto global que define os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, proposto em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este pacto global propõe uma agenda de desenvolvimento sustentável até o ano de 2030, com 17 grandes objetivos, e como relatado acima, Educação de Qualidade faz-se presente, com a seguinte definição: “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.
Este concurso é verdadeiramente um gesto concreto da Juventude Vicentina que participará ativamente do Encontro Internacional da Juventude da Família Vicentina e do Dia Mundial da Juventude em Lisboa, em 2023, juntamente com o Santo Padre Papa Francisco. Esperamos que os vários projetos da SSVP destinados a facilitar a Educação de Qualidade, especialmente para os pobres, sejam meios eficazes para promover uma verdadeira Mudança Sistêmica e fortalecer novamente o protagonismo dos jovens, como quando aqueles sete jovens estudantes, amigos em Paris, fundaram a SSVP em 1833.
Convidamos todos os jovens vicentinos de 18 a 35 anos a participar deste concurso e a apresentar seus projetos focados na Educação de Qualidade como um meio eficaz para combater a pobreza. Juntos e comprometidos com a Missão, podemos ser jovens em movimento, promotores da Justiça Social, a fim de materializar no aqui e agora o sonho de Antoine-Fédéric Ozanam: “abraçar o mundo em uma grande rede de caridade”.