Comissões de Jovens se reúnem para traçar metas dos próximos anos
No último domingo (25), em Venda Nova, Centro de Formação Vicentina (CFV), a Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CJ/CMBH) realizou reunião de Avaliação e Planejamento com os Coordenadores das Comissões de Jovens dos Conselhos Centrais.
A reunião se iniciou após missa festiva de aniversário do Conselho Central Imaculada Conceição de Venda Nova (BH/MG) e Conselho Particular São Geraldo, realizada na Igreja Santo Antônio e Imaculado Coração de Maria, também em Venda Nova (BH/MG).
Preparada para ser diferente das demais reuniões, em cada momento foi proposto deixar as velhas crenças para acreditarem no potencial que tem cada vicentino, a fim de desenvolverem o melhor para a SSVP, em favor dos mais pobres – razão de existir do carisma.
Dentre as atividades foram realizadas avaliação de 2017 e do primeiro bimestre de 2018. Durante as discussões foram estabelecidas estatísticas importantes para a juventude vicentina como por exemplo a proporção de comissão de jovens para Conselhos Particulares. Atualmente, na área de atuação do Conselho Metropolitano de BH, são 133 Conselhos Particulares (CP) e apenas 26 possuem comissões de jovens funcionando dentro de 15 Conselhos Centrais (CC), entretanto parte destas comissões não estão formadas mesmo estando ativas, possuem apenas o coordenador.
Diante da realidade apresentada foi proposto Bainstorming, ferramenta para explorar a criatividade, que em português significa “Chuva de ideias”. Esta ferramenta auxilia na definição de metas e possíveis caminhos para situações críticas.
Outro modelo de planejamento utilizado foi SMART, que viabiliza as ideias e projetos com mensuração de datas – conteúdo ministrado no Encontrão da Juventude Vicentina 2018 para ser colocado em prática durante o ano.
Como resultados alguns projetos e propostas foram estabelecidos pela CJ do Conselho Metropolitano, dentre:
- Conselhos Centrais realizarão no mínimo um Encontro para juventude na sua região: dois Centrais farão sozinhos, dois desenvolverão o Encontrio (Encontro de Jovens de 3 Conselhos) e um fará Encontreto (Encontro de Jovens de 4 CC). Esta definição segue a regra da SSVP que determina que sejam realizados pelo menos 1 encontro anual por Conselho;
- Projeto Ágape (Encontro Vocacional Vicentino para trazer jovens para a as conferências): dois Centrais se comprometeram em realizar ainda em 2018;
- Projeto Crisma: onze Conselhos se comprometeram em concretizar o Projeto em pelo menos um CP que está em dificuldade na sua região.
A coordenadora Amanda Dias (CJ/CMBH), destaca que todas as decisões serão acompanhadas e divulgadas quando forem se concretizando. Os coordenadores ainda possuem o mês de março para detalhar os projetos, definindo como fazer e quando fazer. Todos deverão entregar cronograma e relatório das definições.
Colaboração: Amanda Dias (Comissão de Jovens CMBH)