Comissão de Jovens do CMBH realiza Projetos Crisma e Despertar em Conselhos Centrais
A Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CJ/CMBH) vem com nova proposta para o Projeto Crisma. O objetivo é que se desenvolva de forma mais natural, levando em consideração as diferenças de cada jovem. Para quem ainda não conhece, o Projeto Crisma procura apresentar a Sociedade de São Vicente de Paulo para jovens católicos, proporcionar momento de formação e trazer novos jovens para o trabalho vicentino, além de resgatar os que não estão mais ativos.
Sendo assim, a consócia Amanda Dias com os demais membros da CJ, estão visitando paróquias dos bairros onde a SSVP atua, junto aos Conselhos Centrais. Neste final de semana, os Conselhos que receberam as visitas foram São João Batista – Sabará (com o Projeto Despertar) e São Francisco de Assis (com o Projeto Crisma). Os participantes deram retorno muito positivo acerca do projeto, motivando os jovens vicentinos para continuarem firmes com o propósito de recrutamento.
O trabalho realizado neste fim de semana, em específico, fez com que as pessoas lembrassem de sua vocação, do amor, do ser vicentino, da importância do diálogo, do respeito, da amizade e também refletiram sobre 2 histórias que contadas.
Já o “Projeto Despertar” vem com a mesma iniciativa, porém o processo se torna pouco mais demorado. A Comissão de Jovens realiza visita ao Conselho Central, que por sua vez deve agendar uma data e local com os jovens da comunidade para que possa ocorrer em um dia ou manhã de formação. Neste dia além de momentos de espiritualidade, também poderão visitar famílias carentes e colaborarem para uma melhor qualidade de vida.
Após o momento de formação do Projeto Crisma no Conselho Central São Francisco de Assis o confrade José Elias afirma ter se sentido renovado. ” Eu senti uma renovação para com todo o pessoal que me circunda. Todos aqueles da nossa diretoria, do nosso Conselho Particular, do Conselho Central, com meio de trabalho e com a minha família. Eu levo uma nova experiência com jovens, em que de uma posição de ensino, de mestre, virei aprendiz de jovens, que poderiam ser meus netos. Aprendi um novo modo de vida daqui pra frente, corrigindo os erros que já estão formados”. E termina sua fala, contando qual o significado de Juventude Vicentina para ele: “A Juventude Vicentina, primeiramente é a renovação da nossa Sociedade. E em segundo lugar, é o espírito renovador que se instala em nosso meio”.
Já consócia Irinéia, fala sobre o que mais a tocou no encontro. “O que me tocou mais foi quando a Adriele falou sobre como eu posso estar com a minha família, porque as vezes a gente não percebe, mas o olhar e o ouvir é muito importante pra nós”. E acrescenta sobre a importância do Projeto no Conselho Particular do qual participa. “Nós estamos precisando renovar nosso Conselho. Renovar em pessoas, em abraço, em tudo! Tudo o que ela falou aqui é importante para nós, principalmente no olhar e no abraço, que nós esquecemos de olhar para as pessoas e de dar o abraço. Esquecemos da visita. As vezes o vicentino some e nós não vamos atrás”.
Sobre a formação de reciclagem do Projeto Despertar apresentado ao Conselho Central São João Batista, o confrade Edson fala da sua importância. “Eu acho importante como um fator motivador e incentivador para a gente continuar desenvolvendo o trabalho da Sociedade de São Vicente de Paulo e mostrando para as outras pessoas também, a beleza de ser vicentino. Estávamos precisando muito de algo nesse sentido, para de alguma forma engajar as pessoas na Sociedade, de um modo geral”. E o confrade Luciano completa. “Eu gostei do Projeto Despertar, porque nós estamos precisando. Não temos isso aqui e eu acho que vai ser muito bom para nós. Acho que temos poucos jovens, mas o pouco que temos, tem muita boa vontade de trabalhar. Então, vamos conseguir fazer algo bacana!”.
A Comissão de Jovens irá visitar todos os Conselhos Centrais pertencentes ao CMBH para a implantação dos projetos e com isso, auxiliar no recrutamento de novos e antigos jovens. Por isso, pedimos que todos os recebam de braços abertos e tenham força de vontade para seguir no projeto que irá trazer novos frutos para a Sociedade de São Vicente de Paulo.
Fonte: Redação do CMBH/SSVP