Comemoram-se em 2016 os 50 anos das Comissões de Jovens na SSVP brasileira
FOTO: A atual coordenadora nacional de Jovens da SSVP, consócia Érika Ázara, ao lado do confrade Mário Maríngulo, um dos responsáveis pelo movimento juvenil vicentino na década de 60.
Faltam quatro dias para a chegada do próximo ano e 2016 já tem no calendário importantes eventos a serem comemorados, dentre eles, a Jornada Mundial da Juventude (em Cracóvia-Polônia) e o Jubileu de Ouro das Comissões de Jovens (CJ) dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no Brasil.
A idealização da CJ foi a partir da realização da Assembleia Pan-Americana, entre 25 a 29 de janeiro de 1966, em São Paulo (SP). O tema foi uma das pautas do encontro. Cerca de dois meses depois, em 14 de março, aconteceu a primeira reunião do Comitê responsável pelos jovens paulistas. Mais tarde, esses Comitês juvenis iniciados em São Paulo se tornaram as Comissões de Jovens.
A CJ veio para retomar a SSVP ao espírito primitivo, já que a instituição foi fundada por jovens, no entanto, com o passar do tempo, acabou tornando-se uma associação de adultos. Hoje, pessoas de todas as idades são convidadas a participar da ‘Sociedade’, criada por Antonio Frederico Ozanam, e colocada sob a proteção de São Vicente de Paulo.
Cabe à Comissão de Jovens o papel de recrutar membros, animar os trabalhos dentro das Unidades Vicentinas, além de incentivar as potencialidades da juventude no serviço aos Pobres.
FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL