Começa a visita do Presidente-geral ao México
O país conta com 40 Conferências e está presente em seis regiões do país
Começou, no dia 6 de agosto de 2021, a primeira visita institucional do confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral da SSVP, ao Conselho Nacional do México. Devido à crise sanitária, serão adotados todos os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde para garantir a segurança de todos os envolvidos.
A agenda do confrade Renato prevê diversas atividades na Cidade do México (Distrito Federal) e em mais duas localidades: Cuernavaca (Estado de Morelos) e León (Estado de Guanajuato). Além de encontros com representantes da Igreja Católica e da Família Vicentina, o Presidente-geral terá a alegria de reunir-se com os membros da SSVP mexicana, visitar a sede nacional e conhecer várias obras caritativas, como um refeitório comunitário, uma biblioteca e a Casa Ozanam, entre outros lugares. O Presidente também distribuirá alimentos aos necessitados, em conjunto com as Conferências locais, e visitará uma família carente.
No dia 14, a agenda do Presidente-geral será encerrada, com o retorno dele ao Brasil. Essa viagem, que estava prevista originalmente somente para ocorrer em 2022, foi antecipada para 2021 tendo em vista a abertura de fronteiras aéreas entre o México e o Brasil. No ano que vem, o confrade Renato pretende, com a graça de Deus, visitar alguns países vizinhos ao México, pertencentes à América Central.
“Estou bastante ansioso por esta ida ao México, um país em que o serviço vicentino é exercido com muito amor aos pobres. Tenho a certeza de que aprenderei muito com essa visita. Todas as atividades serão realizadas com segurança, levando-se em conta a situação delicada que vivemos. Mas, apesar de tudo, isso não nos impedirá de levar ao México a mensagem de unidade, de paz e de caridade que o Conselho Geral inspira em todos os cantos do planeta. A caridade não pode parar, jamais. Temos a confiança de que Deus está sempre a nos proteger”, afirmou o Presidente Lima de Oliveira.
A Sociedade de São Vicente de Paulo chegou ao México em 1844. Atualmente, o Conselho Nacional está estruturado em seis regiões, 12 Conselhos Particulares e 40 Conferências, totalizando 500 membros ativos e voluntários. Há cinco obras sociais espalhadas pelo país, como creches, lares de idosos, centros sociais e projetos assistenciais que oferecem apoio escolar e outros serviços à comunidade.
A atual presidente do Conselho Nacional é a consócia Luz María Ramírez González. Pedimos as orações de todos os confrades e as consócias por mais esta viagem missionária do Presidente-geral, especialmente agora, em tempos de pandemia e de fortes restrições de deslocamento entre as nações.