Com apenas 24 anos, jovem assume liderança no Conselho Central São Lucas
O protagonismo juvenil faz parte da essência da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Tudo começou em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por iniciativa do jovem Antônio Frederico Ozanam. Dedicado aos estudos e às causas sociais, conhecia profundamente a doutrina da Igreja Católica e tinha o desejo ardente de transformar o mundo. Os amigos foram fundamentais para que o sonho se concretizasse.
Inúmeros projetos sociais surgem na SSVP por iniciativa da juventude, apoiado pelos mais experientes, que possuem grande sabedoria. Essa, podemos dizer, é uma das máximas que contribui para a constante renovação das conferências vicentinas e consequentemente de nosso carisma, o Encontro de Gerações.
Mesmos com tantos exemplos, sempre Deus nos reserva surpresas. Em fevereiro deste ano, no Conselho Central São Lucas, região leste de Belo Horizonte (MG), o funcionário público Denis Marques, 24 anos, deu mais um SIM aos pobres.
Dentro do processo natural da Sociedade de São Vicente de Paulo, de tempos em tempos, renovam-se as lideranças, para renovarem também os projetos de mudanças de estruturas. Com o incentivo dos confrades e consócias mais experientes, o confrade Denis decidiu se candidatar. O resultado? Foi eleito!
O jovem confrade conta que sentia um chamado a se doar mais intensamente por amor ao próximo, principalmente por causa do trabalho com a juventude que vinha exercendo na atual diretoria, contribuindo com o confrade José Roberto Outeiro. “Eu tinha noção que uma hora deveria assumir essa responsabilidade, mas vinha amadurecendo essa ideia há um tempo. O que me ajudou a decidir em candidatar ao encargo foi a confiança e apoio de muitos confrades e consócias do Central”.
Denis destaca o enorme trabalho que tem pela frente, principalmente para reanimar as Conferências e fortalecer os Conselhos Particulares; entretanto conta com a diretoria competente que também assumirá com ele esta nova tarefa, pois precisará conciliar estudo, trabalho e SSVP. “A expectativa é de muito trabalho durante esses quatros anos – 2018 a 2022. O principal projeto a ser desenvolvido é fortalecer os Conselhos Particulares e conferências aliando a força e energia da juventude à experiência e responsabilidade dos mais velhos”.
A posse da nova diretoria do Conselho Central São Lucas acontecerá neste mês com data e horário a serem divulgados. O primeiro passo dado foi participar do Curso para Novas Diretorias da Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam (Ecafo).
Quem é o confrade Denis?
Conheceu a SSVP em 2007, quando uma amiga fez o convite para ir ao Salão da Igreja Santa Terezinha se reunir com uns amigos. Não sabia do que se tratava, mais foi mesmo assim. Descobriu então a Conferência de Jovens Santa Clara.
Era batizado, contudo só participava na Igreja em Casamentos. Fez a primeira eucaristia para ser proclamado Vicentino junto aos amigos em 09/03/2008. Desde então seu amor e dedicação à Palavra de Deus e serviço ao próximo tem transformado sua vida e das pessoas que ajuda.
Região cuidada pela SSVP no Central São Lucas
Bairros: Nossa Senhora do Carmo, Aglomerado da Serra, Santa Efigênia, Paraíso, Pompeia, Saudade, Vera Cruz, Alto Vera Cruz, Taquaril e Castanheiras (região leste de Belo Horizonte-MG)
Por Gustavo Correia – Redação do CMBH
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, edição 1028, ano 104.
Faça sua assinatura AQUI