CMBH reinaugura sua sede no último dia 17 com presença de dezenas de vicentinos
Na manhã do último sábado (17), o Conselho Metropolitano de Belo Horizonte ganhou um enorme presente. Depois de mais de 11 meses em reforma a sede do CMBH, situada no bairro Ipiranga (Cidade Ozanam), em Belo Horizonte, foi reinaugurada recuperando espaços e ganhando uma nova capela dedicada a São Vicente e Nossa Senhora da Conceição.
A grande festa do dia 17 foi precedida pelo tríduo preparatório organizado pelos 15 Conselhos Centrais e que, a cada dia, meditavam o Zelo, grande virtude de São Vicente de Paulo.
Durante toda a reforma, a preocupação da presidência era recuperar o prédio e suas estruturas antigas e torná-lo em um espaço comum, a Casa de todos os vicentinos. O projeto da reforma foi acompanhado, durante todo o processo, por engenheiro e arquiteto que planejaram mudanças na estrutura do antigo prédio para que pudesse ganhar novos espaços e melhorar o acesso aos ambientes internos.
Tudo foi remodelado, desde a fachada até as novas salas de reunião, ganhando mais leveza e gerando mais claridade aos ambientes. A capela, em especial, se tornou o novo coração da Sede do CMBH. Totalmente remodelada, seguindo as orientações do Concílio Vaticano II para Liturgia, o novo espaço proporciona um ambiente acolhedor, simples e com muitas simbologias.
Durante a benção da capela, quando foi rezada a Missa em Ação de graças, o padre Juarez Soares, assessor espiritual do CMBH, resgatou o significado da Sede do CMBH em ser a Casa de todos que trabalham a serviço dos pobres. Um ambiente de formação dos vicentinos para que, educados, tornem-se mais solidários com os necessitados.
Encerrando as festividades do dia, as crianças dos projetos sociais “Flauta Doce” (mantido pelo CMBH) e “Cia Condelon de Teatro”, fizeram belíssimas apresentações e foram aplaudidas de pé. Foram plantadas seis mudas de Ipê representando as unidades vicentinas e desejando que a Sociedade de São Vicente de Paulo se mantenha sempre viva, eternizando este momento de ação de graças.
A presença expressiva dos vicentinos foi um incentivo ainda maior para tornar a nova Sede do CMBH uma Casa Comum, de todos os Vicentinos. Mais de 150 pessoas participaram das comemorações.
Confira todas as fotos no Flickr do CMBH.