Carta do Padre Tomaž Mavrič, CM, por ocasião da Festa de São Vicente de Paulo 2024
Como é de costume neste momento, Padre Tomaž Mavrič, CM, Presidente do Conselho Executivo da Família Vicentina, envia uma reflexão a toda a Família Vicentina por ocasião da festa de São Vicente de Paulo, no próximo dia 27 de setembro:
Duas iniciativas para fortalecer o Movimento da Família Vicentina
Queridos membros do Movimento da Família Vicentina, Que a graça e a paz de Jesus estejam sempre conosco!
O ano de 2025 está se aproximando muito rápido. Dois acontecimentos marcarão profundamente a vida de toda a Igreja, de todo o Movimento da Família Vicentina e de todas as pessoas de boa vontade:
A. O Ano Jubilar 2025, “Peregrinos da Esperança”, que começará oficialmente em 24 de dezembro de 2024, quando o Papa Francisco abrir a Porta Santa da Basílica de São Pedro, e terminará em 6 de janeiro de 2026.
B. A Campanha “13 Casas” do Movimento da Família Vicentina, que foi escolhida pelo Papa Francisco como um dos sinais concretos de caridade durante o Ano Jubilar de 2025.
Temos duas iniciativas que também começarão em 2025.
1. A primeira iniciativa é a abertura, na Casa Mãe da Congregação da Missão, de um
Escritório de Peregrinação Vicentina.
Durante muitos anos, as peregrinações aos locais vicentinos em Paris e na França foram organizadas pelo Centro Internacional de Formação (CIF), pelas Filhas da Caridade, por grupos de várias partes do mundo, sob a direção de diferentes membros do Movimento da Família Vicentina, por agências de peregrinação e de turismo.
Com a abertura do “Escritório de Peregrinação Vicentina”, forneceremos a todo o Movimento da Família Vicentina, bem como a todas as pessoas, escolas, grupos, Congregações e universidades que gostariam de fazer peregrinações vicentinas seguindo os passos de São Vicente de Paulo, Santa Luísa de Marillac, Santa Catarina Labouré, Bem-aventurado Frédéric Ozanam…, tudo o que precisam para organizar essas peregrinações: solicitações de documento de visto, reservas de transportes e hotéis, guias formados em diferentes idiomas para acompanhar os peregrinos aos locais vicentinos, etc.
O objetivo do Escritório é tornar as visitas aos locais vicentinos em toda a França tão agradáveis quanto possíveis, desde o planejamento até a realização, e dar ao maior número possível de pessoas de todo o mundo, a oportunidade de desfrutar de uma experiência espiritual muito rica e profunda.
A maioria das peregrinações começará em Paris, na Casa Mãe da Congregação da Missão, onde os peregrinos ficarão hospedados e receberão todos os serviços necessários. Atualmente, a Casa Mãe está sendo reformada e, se Deus quiser, a maior parte do trabalho estará concluída em abril de 2025.
O Escritório de Peregrinação Vicentina será aberto em: 1º de janeiro de 2025 Endereço: Maison-Mère des Lazaristes ; 95, rue de Sèvres ; 75006 Paris, FRANCE Diretor: Padre Andrés Motto, CM
E-mail: [email protected] Celular: Padre Andrés Motto, CM: +33 6 31 52 43 52
Inicialmente, o Escritório oferecerá três opções:
A) PEREGRINAÇÃO À “ESSÊNCIA VICENTINA”. 20 dias. Com base em Paris, visitaremos os principais locais vicentinos, ou seja, os lugares onde São Vicente viveu, descobriu a pobreza material e espiritual de seu tempo e desenvolveu suas respostas.
Para conhecer os locais relacionados aos primeiros anos da vida de Vicente, visitaremos seu local de nascimento, o Berceau, com uma reconstrução da casa da família e outros locais de interesse, onde a memória do Santo é perpetuada; Dax, onde ele foi educado no Colégio Cordeliers, onde foi pensionista e a casa do Senhor de Comet, onde foi tutor de seus filhos; o Santuário Mariano de Buglose, a 12 quilômetros de sua casa, onde ele fez uma peregrinação quando já era Padre e Capelão Geral dos galerianos; Tarbes, onde foi ordenado diácono em dezembro de 1598; Toulouse, onde São Vicente estudou teologia de 1599 a 1605, obteve uma licença em teologia e passou seus primeiros anos como padre; e Château l’Évêque, onde o Senhor Francisco de Bourdeille ordenou Vicente de Paulo ao sacerdócio em 23 de setembro de 1600.
Visitaremos lugares relacionados à descoberta da vocação de São Vicente, como Gannes, um vilarejo situado nas terras da Senhora de Gondi, onde, em 1617, São Vicente confessou um homem (moleiro) do vilarejo em seu leito de morte e o libertou de um pecado grave que ele
não havia confessado. Continuaremos até Folleville, onde São Vicente de Paulo proferiu o “primeiro sermão da Missão”, em 25 de janeiro de 1617, exortando as pessoas a combater a ignorância religiosa do povo pobre do campo e a remediar a má formação de grande parte do clero. Nós seguiremos até Châtillon, onde ele assumiu o cargo de pároco da Igreja Santo André em 1º de agosto de 1617, realizando grandes melhorias na paróquia em apenas seis meses. Foi lá que ele percebeu a necessidade de remediar não apenas a ignorância religiosa, mas também a pobreza material dos indigentes. Após a resposta generosa dos paroquianos às necessidades de uma família doente, ele fundou a primeira Confraria da Caridade na cidade, (hoje chamada de Associação Internacional de Caridades, AIC), pois entendia que a caridade precisava ser organizada.
Além dos locais parisienses ligados as suas obras, visitaremos Richelieu, onde, a pedido do Cardeal Richelieu, os Lazaristas chegaram em 1638 para assumir a paróquia que Vicente de Paulo tinha visitado cinco vezes. A paróquia foi também a sede de uma equipe missionária, uma Confraria da Caridade e uma Comunidade das Filhas da Caridade.
Outros locais incluem Lourdes, onde Santa Bernadette Soubirous (que era filha de Maria e usava a Medalha Milagrosa) foi a vidente de Nossa Senhora em 1858, Amiens e o mosteiro ecumênico de Taizé.
B) PEREGRINAÇÃO NOS LOCAIS VICENTINOS MENOS CONHECIDOS.
Para todos aqueles que já conhecem o essencial da história vicentina, mas querem continuar visitando as belas cidades francesas repletas de histórias vicentinas fascinantes, propomos essa peregrinação de 20 dias que incluirá cidades diferentes a cada dois anos.
Ao partir de Paris, podemos visitar algumas destas cidades: Chartres, Le Mans, Angers, Nantes, La Rochelle, Bordeaux, Narbonne, Cahors, Beauvais, Arras, Sedan, Metz, Reims, Troyes, Fontainebleau, Versalhes, Dijon, Lyon, Valfleury, Annecy, Avignon, Marselha, Montpellier e Tours.
C) PARIS VICENTINA. Serão 8 dias visitando locais inspiradores para os vicentinos em Paris. Durante essa semana, ficaremos hospedados na Casa Mãe da Congregação da Missão em Paris.
Além das três opções mencionadas acima, o Escritório também estará pronto para organizar peregrinações a locais vicentinos de acordo com as preferências e o tempo disponível dos diferentes grupos, e para acrescentar novos locais conforme solicitado.
Para aqueles que gostariam de fazer uma peregrinação a pé aos vários locais vicentinos, estamos preparando essa opção para o futuro próximo.
2. A segunda iniciativa, que não é de forma alguma nova, tendo sido lançada como parte da Aliança FamVin com as pessoas sem-teto em 2018, é a Campanha “13
Casas”, que continua a crescer e se expandir para novos países. A novidade é a informação que compartilhei no início desta carta, de que a Campanha foi escolhida como um dos gestos concretos de caridade do Papa Francisco durante o Ano Jubilar de 2025.
Graças aos esforços consideráveis de tantos membros do Movimento da Família Vicentina ao longo de todos esses anos, a Campanha “13 Casas” já lançou 108 projetos em 68 países, transformando 10.256 vidas.
Os principais organizadores do Ano Jubilar de 2025 ficaram impressionados com o projeto e o Papa Francisco o aceitou como um dos gestos concretos de caridade durante o Ano Jubilar. Assim, os 167 ramos (Congregações e Associações de Leigos), bem como todas as outras pessoas que não pertencem a um ramo específico, mas que vivem profundamente a espiritualidade e o carisma vicentino e que, portanto, são membros do Movimento da Família Vicentina, têm uma nova motivação para se mobilizar em nível local, regional ou nacional em um país específico e continuar a desenvolver a Campanha “13 Casas” nos países onde o projeto já existe, ou iniciá-lo em países onde ainda não existem.
Vocês também podem participar contribuindo para o fundo de solidariedade, que está ajudando a lançar a Campanha “13 Casas” em países onde a pobreza é muito acentuada e os recursos financeiros são limitados. Para obter mais informações, entre em contato com [email protected].
Durante o mês vicentino de setembro, outras informações serão fornecidas com detalhes específicos dos acontecimentos em que a campanha será celebrada.
Que alegria em saber que no dia 27 de setembro, Solenidade de São Vicente de Paulo, milhões de membros do Movimento da Família Vicentina de todo o mundo estarão celebrando juntos, no mesmo dia, em 170 países, o legado do “Místico da Caridade”!
Que Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, São Vicente de Paulo e todos os Santos, Bem-aventurados e Servos de Deus do Movimento da Família Vicentina intercedam por todos nós!
Seu irmão em São Vicente,
Tomaž Mavrič, CM