Campanha da Fraternidade de 2020
Artigo inédito
Os Vicentinos, a Caridade e a Campanha da Fraternidade de 2020
Confrade Renato Lima de Oliveira (*)
Na próxima Quarta-feira de Cinzas, 26 de fevereiro, a Igreja Católica no Brasil abrirá a Campanha da Fraternidade deste ano (CF-2020), cujo tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, com o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
O cartaz da Campanha, muito bonito por sinal, mostra o povo de Deus na região do Pelourinho, em Salvador (BA), ao redor da querida Santa Dulce dos Pobres, religiosa que é um grande exemplo de caridade, de amor e de serviço aos mais necessitados.
No documento oficial da Campanha da Fraternidade, está escrito que o objetivo geral dessa importante iniciativa da Igreja Católica é conscientizar as pessoas, à luz da Palavra de Deus, para reconhecer o sentido da vida como “dom e compromisso”, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta. Como objetivo específico: estimular a prática de ações de caridade em todas as paróquias, durante o período da Quaresma.
Toda a Campanha vai centrar-se na Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10, 25-37), na qual podemos perceber dois olhares: um olhar indiferente à vida, que observa o sofrimento, mas segue adiante e não se compadece (como agiram o sacerdote e o levita); e outro olhar, que enxerga, permanece ao lado e se compromete com aquele que sofre (como agiu o samaritano). Além de sentir pena e sofrimento, o samaritano revestiu-se de ternura e de generosidade, reconhecendo a dignidade do ferido.
É missão de todo batizado e discípulo de Cristo, e também papel primordial de todos os Vicentinos, revelar ao mundo o olhar da ternura misericordiosa de Deus, que faz com que a caridade se transforme em verdadeira justiça. A caridade, envolvida pelo cuidado misericordioso, torna-se instrumento de transformação social, pois leva-nos a buscar o bem comum e a dignidade para a vida das pessoas. Assim, na tradição cristã, a justiça jamais estará desvinculada da caridade.
A Campanha da Fraternidade, em vigor desde 1962, é uma oportunidade ímpar para que as Conferências Vicentinas, os Conselhos e especialmente as nossas obras (unidas e especiais) possam promover campanhas de conscientização sobre a importância da prática da caridade, buscando que mais benfeitores possam se unir à SSVP no cuidado aos mais humildes. A Igreja pede que, durante a Quaresma, os fiéis vivam, mais intensamente, o jejum, a oração, a abstinência de carne e generosidade. Portanto, é o momento propício para falar da caridade.
E como diz a Oração da CF-2020: “Senhor, abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo, dos mais pobres e marginalizados. Ensinai-nos a sentir a verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho. Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma sociedade reconciliada no amor. Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém”.
(*) Confrade Renato Lima, 49 anos, é o 16º Presidente Geral da SSVP (2016/2022).